Internet em banda larga em todas as escolas estaduais


22/09/2003 18:18

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

A Secretaria Estadual da Educação tem planos para criar uma rede que abrangerá todos os órgãos daquela pasta, inclusive as escolas, tanto para fins administrativos como pedagógicos. "A Internet propiciará banda larga na modalidade Frame Relay a todas as escolas, permitindo que alunos e professores usufruam das potencialidades da rede."

Apesar do plano ambicioso, a Secretaria admite que está "dependendo de recursos para levar a tecnologia às escolas". Essas informações constam da resposta do secretário Gabriel Chalita, da Educação, a uma Indicação do deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, na qual o parlamentar propõe que seja implantada rede de acesso em banda larga em todas as escolas públicas estaduais, priorizando as de nível médio.

Crespo justificava sua proposição, destacando que "o advento da Internet produziu um crescimento explosivo na transmissão de dados, levando conhecimento a todos os setores". E que a instalação do sistema em banda larga nas escolas "resultará em grande avanço na área da educação".

De acordo com informações do secretário, o Governo Estadual criou o Programa Intragov, "que deverá beneficiar todos os usuários dos serviços públicos paulistas, entre eles os alunos e professores das escolas públicas". Esclarece também que, para a implantação do programa, a Secretaria da Educação já conectou todos os seus órgãos centrais e regionais, como a sede da Secretaria da Educação, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), além de coordenadorias e diretorias de ensino.

No entender da Secretaria os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) poderiam ser repassados aos estados que têm condições de conectar suas escolas à Internet, "como é o caso de São Paulo". A destinação dos recursos desse Fundo, entretanto, depende de uma decisão do Congresso Nacional.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp