Esportes e Turismo promove curso para capacitação de árbitros de futebol


27/11/2007 17:44

Compartilhar:

Público assiste o seminário "Os Valores do Esporte no Futebol " Capacitação de Árbitro de Futebol"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUT PUBL MAU_0018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura e deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUT Cel Marinho e  Simao Pedro (9) MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, que assumiu a presidência da Comissão Estadual de Arbitragem há cerca de dois anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEMINA FUT Cel Marinho MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com cerca de 150 inscritos, teve início nesta terça-feira, 27/11, o seminário "Os Valores do Esporte no Futebol " Capacitação de Árbitro de Futebol", promovido pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa, com o apoio da Liderança do Partido dos Trabalhadores e da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol, da Federação Paulista de Futebol.

"O Orçamento estadual precisa apoiar mais as práticas esportivas. É uma forma de investir no bem-estar da comunidade", afirmou na abertura do evento o deputado Simão Pedro, líder do PT, após lembrar que a Comissão de Esportes e Turismo do Parlamento paulista tem realizado uma série de eventos para discutir a situação do esporte em São Paulo. Ele destacou que tem passado despercebido até dos governantes a importância do futebol de várzea, nas várias categorias. "Ele movimenta a economia dos bairros", afirmou.

Árbitros e interessados na atividade, vindos de diversas cidades do interior paulista e de bairros da capital, assistiram à primeira palestra, ministrada pelo coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, que assumiu a presidência da Comissão Estadual de Arbitragem há cerca de dois anos, depois que, em 2005, acusações de fraudes praticadas por juízes de futebol repercutiram na imprensa e na comunidade. "Nossa proposta de gestão de pessoas e de processos teve como objetivo a busca da excelência. E em dois anos tivemos mudanças fantásticas", ele afirmou.

Segundo Marinho, o primeiro ato de sua gestão foi criar o Regulamento Geral de Arbitragem, que define direitos e deveres dos árbitros. "O regulamento dá transparência tanto para o público interno como para dirigentes, torcedores e mídia", ele avaliou.

Em sua opinião, a atuação dos árbitros paulistas vem passando por mudanças que implicam não só a cobrança por boas atuações, mas também o suporte técnico, físico e psicológico que lhes dá segurança em campo. "Errar é humano, mas quem treina mais e se dedica erra menos", disse o dirigente.

A Comissão Estadual de Arbitragem, formada pelo presidente e mais três membros (ex-árbitros), tem sob sua jurisdição cerca de 500 árbitros, que, em 2007, terão atuado em aproximadamente 3,3 mil jogos da FPF, informou Marinho.

alesp