O Brasil de Lula acerta o passo
Os brasileiros confiam no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em seu governo porque o País está encontrado o seu rumo. Pesquisa do Datafolha, realizada no final de agosto passado, mostra que 45% dos brasileiros consideram o desempenho do governo Lula ótimo ou bom. Outros 42% dizem que seu governo é regular e apenas 10% classificam-no de péssimo.
Para efeito de comparação, nos oito primeiros meses de mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, o seu governo registrava 39% de ótimo e bom. Naquela época, o governo tucano navegava na euforia do recém-implantado Plano Real, em que havia estabilidade econômica e o real estava equiparado ao dólar.
O que mais me chamou a atenção na pesquisa é que os assalariados - com ou sem carteira assinada -, ao lado dos aposentados, estão entre os que mais aprovam o governo Lula: 50% consideram seu governo ótimo e bom.
Creio que essa aceitação recorde deve-se, em parte, à ousadia do governo Lula em começar a reformar o País pela Previdência Social. Enfrentando resistências e lobbies poderosos, essa reforma foi aprovada na Câmara Federal, presidida pelo nosso companheiro João Paulo Cunha.
Palavras do presidente Lula sobre a reforma da Previdência: "Tratamos de proteger as pessoas que ganham menos. Agora, eu posso olhar no rosto do meu neto e dizer que ele, daqui a 30 ou 40 anos, terá um sistema que lhe garantirá uma aposentadoria segura e que o Estado terá dinheiro para lhe pagar."
A pesquisa, no entanto, não captou outra vitória de nosso governo: a aprovação da reforma tributária, na Câmara Federal, cuja finalidade é desonerar a produção, redistribuir o dinheiro público e retomar o crescimento econômico.
Outros fatores também contribuem para a crença dos brasileiros em que o País está acertando o passo. A queda da taxa de juros, essencial para nosso crescimento econômico, é um deles. Tenho convicção de que fecharemos o ano com a taxa de juros bem abaixo dos 20 pontos. Hoje está em 22 pontos.
As condições para baixar a taxa de juros foram precedidas por outro grande desafio vencido pelo governo Lula: controlar a inflação. A soma desses fatores - queda nos juros e controle da inflação - fez com que os investidores voltassem a confiar no Brasil, como demonstram as operações na Bovespa. De janeiro a agosto as compras de ações superaram as vendas em R$ 3,4 bilhões, o melhor saldo já registrado na Bolsa de Valores.
Outras boas notícias também contribuem para a alta aceitação do governo Lula. O superávit recorde da balança comercial (US$ 2,674 bilhões) de agosto, devido à queda das importações e ao aumento das exportações, é um deles. Outro, em menor escala, mas de forte impacto para os assalariados, é a redução do preço de 150 remédios de grande consumo, alguns dos quais em até 50% de seu custo.
Sem solavancos na economia, de um lado, e fazendo reformas imprescindíveis para retomar o crescimento econômico, de outro, a Nação sente que o atual governo federal tem comando, está no rumo certo e veio para fazer as mudanças prometidas na vitoriosa campanha eleitoral Lula.
Emidio de Souza (PT) é deputado estadual e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações