Conferência de Meio Ambiente inova como marco político


03/04/2008 19:43

Compartilhar:

III Conferência Estadual do Meio Ambiente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/DONISETE 1 MEIO AMBI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Concluída no sábado, 29/3, a III Conferência Estadual do Meio Ambiente (III CEMA-SP) vai deixar para o Estado mais do que propostas para enfrentar as mudanças climáticas. "Ao abordar um tema tão complexo com pessoas em níveis de conhecimento diferentes, democratizamos o debate e marcamos as discussões sobre o meio ambiente no Estado de São Paulo", destaca o coordenador-executivo da Conferência Estadual", Sourak Aranha.

Segundo ele, o fato de ter sido realizada na Assembléia Legislativa suscitou também nos participantes a intenção de sensibilizar os deputados estaduais para que assegurem a conferência no Estado através de um projeto de lei. "Além de consolidar a realização das próximas conferências, seria uma demonstração de como o Legislativo paulista se preocupa com a participação popular nas discussões sobre meio ambiente", explicou. A idéia foi bem recebida pelo 1º secretário da Casa, deputado Donisete Braga (PT), que participou da mesa de abertura da conferência.

Estiveram presentes também à cerimônia de abertura o coordenador-geral da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), e os estaduais Cido Sério (PT) e José Candido (PT), entre outros.

O governo do Estado não participou da mesa de abertura, fato destacado por Capobianco: "Lamentamos a ausência do governo, que tem papel tão importante nas discussões sobre meio ambiente". Capobianco informou também que além de São Paulo, apenas Roraima não teve participação do Estado nas conferências estaduais.

O público da III CEMA, entre os dias 28 e 29/3, foi de cerca de 450 pessoas, entre delegados, convidados, observadores e visitantes. Foram eleitos 76 delegados que irão representar o Estado em Brasília, entre os dias 7 e 11/5, durante a III Conferência Nacional do Meio Ambiente. Na escolha dos delegados foram respeitadas as questões de gênero e das categorias para o preenchimento das vagas nos segmentos de governo, empresarial, sociedade civil, comunidades tradicionais e povos indígenas.

De acordo com Sourak Aranha, entre os aspectos mais positivos da conferência estava a garantia de representatividade dos delegados eleitos. "Cada delegado eleito representou proporcionalmente a população de sua região", esclarece. Segundo ele, foram realizadas 12 conferências macrorregionais em São Paulo, sempre obedecendo às divisões por unidades de gerenciamento de recursos hídricos.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp