Candidatura de oposição à presidência da Assembleia


12/03/2009 19:21

Compartilhar:

Giannazi (à dir.) no lançamento da candidatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/GIANNAZIPRESALESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de lideranças de movimentos sociais, militantes do PSOL e o apoio político do ex-constituinte Plínio de Arruda Sampaio, foi lançada, no dia 11/3, a candidatura do deputado Carlos Giannazi (PSOL) à presidência da Assembleia Legislativa.

Convidado pelo colega e atual líder de bancada, deputado Raul Marcelo, a se pronunciar, Giannazi frisou que sua candidatura visa defender a autonomia e a independência da Casa em relação à influência do Executivo e do poder econômico. Para ele, em São Paulo só existem dois poderes: o Executivo (e seu apêndice, a Assembleia) e o Judiciário.

Raul Marcelo pontuou a candidatura como sendo uma "quebra do consenso vigente na Casa", por conta da "hegemonia entre o poder hoje dominante e todas as siglas partidárias".

Giannazi listou alguns atos importantes da bancada na Assembleia, como a proposição e apoio a CPIs, defesa da educação e do magistério paulista, da saúde e da segurança pública, bem como de seus servidores, e o apoio a ações que visaram à promoção humana e à justiça social. Apesar de vitórias pontuais, ele lembrou que a bancada teve vários projetos de lei obstruídos ou vetados pelo governador José Serra.

Durante o evento foi distribuído um manifesto com os fundamentos da candidatura. As crises, tanto as de cunho ideológico quanto econômico, não foram esquecidas pelos debatedores que compuseram a mesa dos trabalhos.

liderancapsol@al.sp.gov.br

alesp