Federação discute desafios da Previdência Social


21/06/2011 18:23

Compartilhar:

Antonio Alves da Silva, presidente da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SeminaINSSAntonioAlvesdaSilvaMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Debate sobre Seguridade Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SeminaINSSMAU8318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário com a finalidade discutir os desafios que a Previdência Social vai enfrentar no Brasil nos próximos anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SeminaINSSFOTOKLEBERVICENTEmau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação das Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas (Fapesp) realizou nesta terça-feira, 21/6, o 1º Debate sobre Seguridade Social, um seminário com a finalidade discutir os desafios que a Previdência Social vai enfrentar no Brasil nos próximos anos.

"A toda hora apresentam-se novas colocações sobre a Previdência. Especula-se até que, com uma eventual reforma tributária, a Previdência tende a desaparecer", observou o presidente da Fapesp, Antonio Alves da Silva, na abertura do evento.

Um dos temas abordados no evento foi a proposta de desoneração da folha de pagamento das empresas " deixa de ser recolhida a contribuição previdenciária " e suas consequências na seguridade social.

"O governo tem maioria no Congresso Nacional. Se a proposta de desoneração for aprovada, vai ser a sentença de morte da Previdência Social", alertou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).

O secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, acrescentou outro elemento à discussão. "A informatização aumenta o lucro das empresas, mas reduz o número de empregados e com isso cai a contribuição com a Previdência", observou.

O envelhecimento da população foi trazido ao debate pelo deputado Pedro Bigardi (PCdoB). "Está aumentando o percentual da população mais idosa. Isso tem reflexos na Previdência Social e precisa ser debatido. O Estado não está se preparando para essas mudanças", disse Bigardi.

Na sequência, o juiz federal e professor de direito previdenciário da Universidade de São Paulo, Marcos Orione, coordenou um debate com a participação de representantes de diversas entidades de aposentados e pensionistas.

alesp