Osasco inaugura Centro Público de Economia Popular e Solidária


05/10/2007 10:26

Compartilhar:

Simão Pedro, coordenador da Frente Parlamentar Pró-Economia Solidária, na inauguração do centro de economia solidária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMAO PEDRO SOLIDARIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Simão Pedro (PT), coordenador da Frente Parlamentar Pró-Economia Solidária, participou no dia 27/9, em Osasco, da inauguração do Centro Público de Economia Popular e Solidária, onde está integrados a Incubadora de Empreendimentos Populares e um Centro de Inclusão Digital.

O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, visa fortalecer e dar maior visibilidade aos projetos de economia solidária já desenvolvidos no município, com apoio da prefeitura. É também uma proposta inovadora na região, já que em todo o Estado existem apenas três iniciativas semelhantes.

O parlamentar parabenizou o prefeito Emidio de Souza e sua equipe, em especial Sandra Fae Praxedes, coordenadora do programa Osasco Solidária.

"Esse empreendimento é extremamente importante na perspectiva da construção do trabalho e renda", explicou Simão. Ele comentou que "o centro público é um espaço para a formação e capacitação dos grupos de geração de trabalho e renda, e também para a produção e venda dos produtos, o que representa a consolidação do programa no município. Ter um ponto fixo para a produção e comercialização é extremamente importante para os trabalhadores da economia solidária".

Simão enfatizou, também, o fato de o centro ser construído apenas em uma parceria do governo federal com a prefeitura, sem a participação do governo estadual. "O Estado não pode se omitir na questão da economia solidária e, por esse motivo, apresentamos um projeto de lei, na Assembléia Legislativa, que pretende criar uma política pública de apoio e fomento a esse setor".

O evento contou com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, SENAES, Fórum Regional de Economia Solidária, empreendimentos solidários, acadêmicos da área de economia solidária, gestores públicos de Programas de Economia Solidária e entidades de fomento.

No mesmo dia, iniciou-se o ciclo de debates "Política de Inclusão Social, Trabalho e Economia Solidária".

spedro@al.sp.gov.br

alesp