Instituto de Defesa do Direito de Defesa apresenta à Assembléia proposta de parceria


16/08/2006 19:54

Compartilhar:

Reunião com repreentantes do IDD e Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Parceria0018-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) apresentou nesta quarta-feira, 16/8, na Assembléia Legislativa uma proposta de parceria para a produção de um livro com textos e imagens produzidas por presas durante a realização do projeto "O Direito do Olhar".

Segundo a coordenadora do IDDD, Luciana Zaffalon, cerca de 700 mulheres internas se inscreveram e apresentaram seus trabalhos em um concurso promovido pelo insituto, em parceria com a Associação Novo Olhar, em todos os estabelecimentos prisionais e casas de custódia femininos do Estado de São Paulo, abrangendo também unidades da Febem.

O instituto já fez uma pré-seleção do material produzido pelas presas. Foram escolhidos 360 trabalhos nas categorias pintura, fotografia (com máquinas descartáveis) e literatura (poesia e contos). Parte do material produzido foi apresentada ao público em uma exposição realizada em dezembro de 2005 no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, que reuniu 129 fotos, 52 desenhos e 15 textos.

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa é uma organização da sociedade civil de interesse público criada em julho de 2000 por um grupo de advogados preocupados com a defesa do direito de defesa em sua forma mais ampla. O IDDD presta assistência jurídica gratuita para os acusados desprovidos de recursos financeiros ou que, por alguma razão, não tenham defesa de qualidade.

A proposta de parceria para a confecção do livro foi apresentada pela coordenadora do IDDD ao diretor do Departamento de Comunicação da Assembléia e presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Guilherme Wendel de Magalhães, à diretora da Divisão de Comunicação Social, Olívia Gurjão, ao procurador da Assembléia, José Roberto Caglia, à representante da Comissão Inter-religiosa do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Compaz) Célia Regina Palma Martins e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, deputado Ítalo Cardoso (PT).

Guilherme Wendel achou a idéia interessante e afirmou que discutirá a proposta com os demais representantes do ILP.

alesp