Partido da Educação sugere incentivo à leitura

Parlamento Jovem 2007 reportagens
23/11/2007 19:08

Compartilhar:

Isadora Gorga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ENTREVISTA Isadora Silva (5)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O partido da educação, que tem grande representatividade este ano, com a participação de 28 deputados-jovens, foi defendido pelos membros como o setor de grande representabilidade para a formação dos cidadãos do estado de São Paulo.

Para Isadora de Gorga e Silva, 16, de Presidente Prudente, a leitura é essencial para a formação cultural e racional do estudante. "Gosto muito de ler, por isso, apresentei o PL 32/2007 que prevê incentivo fiscal à empresa que efetuar doações de livros às escolas públicas", afirmou. Segundo ela, a participação de empresas privadas na ampliação do acervo bibliográfico vai incentivar os alunos ao hábito da leitura. "Claro que é dever do Estado suprir estas necessidades, porém, como não é isso que ocorre, deve-se buscar outros meios", acrescentou. A jovem Isadora ainda não se decidiu se pretende seguir carreira política, mas defende a educação com unhas e dentes, pois considera "a base do país". É a segunda vez que ela participa do Parlamento Jovem, no mesmo partido.

Inah Dorati, 15, está no primeiro ano da E.E. Cel. Benedito Ortiz, em Itaiuva, acredita que a participação dos pais é fundamental para a educação dos filhos. Com o objetivo se intensificar a participação deles nas atividades escolares, ela criou o PL nº 31/07, que defende a criação do programa Pais presentes, alunos contentes. Segundo ela, os pais aparecem somente quando ocorre algum problema com o filho, como suspensão ou advertência. "Minha mãe é professora, então, felizmente, não passo por isso, ela está sempre presente", declarou.

Já Roger Gustavo de Carvalho, 15, de Morro Agudo, pensou em elaborar um projeto de lei voltado para a criação da disciplina Ética e Cidadania. "Diante tantas coisas que estão ocorrendo, como casos de corrupção e desvio de verba, é importante os estudantes terem uma base maior na formação e não infringir os conceitos de ética", explicou. "A política brasileira, embora tenha os seus casos de politicagem é muito importante para a nação", acrescentou. Carvalho revelou que apesar de ter pouca idade, já pensa em seguir carreira política futuramente. Ele também avaliou o trabalho dos deputados como prestativo.

alesp