Redução da tarifa da travessia Santos-Guarujá nos finais de semana e feriados


19/10/2005 15:31

Compartilhar:


"Esta é uma conquista importante para milhares de pessoas que usam diariamente a travessia de veículos entre Santos e Guarujá. É uma luta de muito tempo, contemplada com uma vitória histórica e que deve ser amplamente comemorada". Assim reagiu a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) à notícia de que a tarifa, nos finais de semana e feriados, na travessia de balsas Santos-Guarujá, não terá mais o adicional de 50%. Desde 1998, a parlamentar vinha pleiteando ao governo estadual o fim da cobrança diferenciada.

"Este trabalho começou em uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vicente de Carvalho, no primeiro semestre de 1998. Desde então, foram incontáveis audiências na Secretaria de Transportes do Estado, ofícios e documentos protocolados na Assembléia Legislativa, propondo meios para viabilizar o fim dessa tarifa diferenciada nos finais de semana e feriados", relembra Prandi.

Segundo ela, esta é uma vitória que precisa ser dividida com todos os segmentos da sociedade que, ao longo dos anos, pressionaram o governo estadual para pôr fim ao adicional. "Sem dúvida, o CDL de Vicente de Carvalho e o Rotary têm um papel de destaque nessa caminhada", aponta a parlamentar, ressaltando que o fim da cobrança mais cara trará um impacto imediato no bolso de milhares de pessoas.

"Em volume de veículos, esta é a travessia mais movimentada do mundo. Milhares de pessoas utilizam o serviço diariamente e nos finais de semana e feriados eram obrigadas a despender mais recursos", destaca a deputada. Pelos valores atuais, ao final de um ano, quem utiliza a balsa em todos os sábados e domingos terá uma economia aproximada de R$ 350,00.

"Isto, sem contar os feriados e é um cálculo para os carros pequenos. No caso dos veículos de maior porte, a economia é ainda maior", acrescenta. Para a parlamentar, a medida também terá um impacto altamente positivo para a indústria turística, já que muita gente deixava de ir ao Guarujá em razão da tarifa mais cara. "Fico feliz por ter contribuído para esta importante conquista".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp