Arranjos produtivos locais são tema de debate


12/08/2004 20:03

Compartilhar:

Reunião debate debater os arranjos produtivos locais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Sebrae.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O diretor superintendente do Sebrae/SP, José Luís Ricca, participou de reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, e membros do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, nesta quinta-feira, 12/8, para debater os arranjos produtivos locais, aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo entre si e com outros atores locais, como o governo.

O Sebrae atua nos arranjos produtivos locais para promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento.

Segundo Ricca, o Sebrae já atua em 18 arranjos em conjunto com diversas entidades, entre elas a Fiesp, e procura desenvolver uma metodologia apropriada ao Estado de São Paulo. Esta especificidade necessária às condições de São Paulo foi o assunto discutido na reunião.

Outro aspecto importante da participação da Assembléia é a necessidade de uma legislação voltada à pequena empresa que contribua para o sucesso dos arranjos, afirmou o superintendente.

"O arranjo monta uma nova forma de ação das empresas visando ao seu crescimento e a sua aglomeração de maneira forte, daí a necessidade de investir em infra-estrutura e em uma nova forma legal de se atuar nos modelos empresariais, e nesse processo a Assembléia vem contribuindo muito desde o início", explicou Ricca.

Para Beraldo, o Sebrae é uma grande escola do empreendedorismo, o que se reveste de importância ainda maior num momento em que o emprego com carteira assinada está cada vez mais difícil, levando as pessoas a montarem seu próprio negócio, gerando emprego e renda. Para isso, precisam estar capacitadas, daí a importância do Sebrae.

Beraldo disse, também, que os arranjos produtivos locais podem ajudar no desenvolvimento, especialmente o das regiões mais deprimidas do Estado. "O objetivo da reunião foi esclarecer a forma como o Sebrae vem atuando no setor. Conhecendo bem este processo, podemos dar a contribuição necessária", concluiu o presidente.

alesp