Zélia Sales transforma sua obra numa ilha luminosa de poesia extremamente sensível

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
28/05/2009 09:31

Compartilhar:

<i>Primavera</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Primara-ZeliaSales100603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zélia Sales<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Zelia alesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Zélia Sales é uma artista que consegue exprimir a vida através de um clima feito de alegria, mas ao mesmo tempo de nostalgia, denso de esperança, mas ao mesmo tempo de melancolia. O sentido e o respeito da realidade constituem, pois, o núcleo central de sua pesquisa.

Essa sensação de testemunhar um mundo que desaparece e a certeza de que, se isso acontecer, a nossa vida perde alguns valores importantes, isto é, insubstituíveis, refletem a preocupação da artista.

A artista imprime na tela um denso e rico cromatismo, transforma-o em motivo de alegria, em incentivo à meditação, em ato votivo. Trata-se de uma doação generosa de quem, por meio de sua pintura, alcança uma ilha de poesia.

Com uma grafia especial, dá corpo a novos jardins para rendê-los duráveis e apreciáveis a todas as incidências de luz nos baixos-relevos policromáticos que cria.

Na obra ¨Primavera¨, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Zélia Sales nos apresenta uma obra envolvida por um sentimento de poesia, pronta a recriar um momento feliz da natureza, fixando um mundo mais luminoso e, portanto, mais positivo.



A artista

Zélia Sales nasceu na Bahia. No período de 1953 até 1962, participou de exposições anuais de seu colégio na cidade de Amargosa, Bahia. Após uma breve paralisação, retornou à pintura em 1972, participando da Feira de Artes da Praça da República, em São Paulo.

Em 1979 iniciou cursos sobre art nouveau e em 1989 foi para os Estados Unidos, onde continuou pintando até 1993, quando foi para Gainsville, na Flórida, para realizar cursos de cerâmica e técnicas de pintura moderna. Zélia Sales possui obras em acervos oficiais e particulares em diversos países, como na França, Itália, Quênia, Equador, Estados Unidos e Brasil.

Nesse ínterim voltou ao Brasil por diversas vezes e participou de exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Itapira, em São Paulo; Aeroporto de Cumbica São Paulo (1995); Espaço Banco do Brasil e Praça Tiradentes (1997); Galeria Antiquarius Joana D' Arc; Espaço Clube dos Ingleses (1999); Festival de Artes Alemão (2000 e 2001); Espaço Café Bom-Bom, em Miami (EUA).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp