TV Câmara e TV Alesp terão parceria definitiva de multiprogramação em TV digital


26/06/2009 18:42

Compartilhar:

Torre da Tv Cultura de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/torreCulturaB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Barros Munhoz, assinam parceria para a transmissão definitiva do canal 61, com as programações simultâneas 24 horas da TV Câmara e da TV Alesp na cidade de São Paulo. O evento ocorrerá no auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 1º/7, quarta-feira, às 10h.

A TV Câmara e a TV Alesp chegarão aos lares dos quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo em sinal aberto, gratuito, com alta qualidade. Essas TVs cumprem o fundamental papel de levar à sociedade, em primeira mão, os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo. É a transparência das instituições a serviço do fortalecimento da cidadania.



Fase de testes



Em outubro de 2008, iniciou-se a transmissão experimental das duas TVs em multiprogramação na cidade de São Paulo, ou seja, as duas emissoras compartilhando o mesmo transmissor de TV digital. Agora, com a chegada dos transmissores definitivos, com alta potência, a transmissão atingirá toda a capital paulista.

A parceria busca baixar os custos da operação. A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é a responsável pela oferta da torre onde ficarão instalados os transmissores e pelo custeio.

Os testes para definição da cobertura e a qualidade do sinal de cada TV legislativa foram realizados pela equipe do Instituto Mackenzie, em parceria assinada no ano passado. Com a chegada dos transmissores definitivos, o Instituto Mackenzie fará ainda testes da capacidade da multiprogramação.



Multiprogramação



Teoricamente, a multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. Nesta fase final de testes, o Instituto Mackenzie colocará até sete programações num mesmo transmissor, para mensurar a qualidade e o alcance dos sinais com maior compressão.

A proposta da Câmara dos Deputados é que seja formada a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço para a inclusão ainda dos sinais da TV Câmara Municipal de São Paulo e do Senado Federal. O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa em todo o país.

Apenas para a cidade de São Paulo, os valores para a aquisição dos transmissores estavam orçados em R$ 8 milhões. No entanto, durante o processo licitatório, estes valores baixaram para R$ 3,35 milhões.

alesp