Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Vera Duarte


15/12/2010 14:00

Compartilhar:

Vera Duarte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/MUSEUDEARTEARTISTA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Violoncelista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/MUSEUDEARTEOBRAmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vera Duarte: tradição expressionista e cromatismo rico de fortes contrastes



A solidão é certamente a condição mais típica e mais comum de nossa época. É pois natural que uma artista sensível, de preciso empenho social, qual Vera Duarte, sinta a necessidade moral e humana de transformar em tema o objeto preferido de suas obras.



Através da cor suas figuras definem em modo expressivo sua personalidade. Suas tintas são acesas, ricas de fortes contrastes de conformidade com a melhor tradição expressionista, bem presente na arte desta pintora.



O jogo dos contrastes das massas que servem de base à representação do personagem resulta em efeitos de grande relevo. A essencialidade do ambiente onde se destacam suas figuras contribuem ainda mais a acentuar a solitária emblematicidade.



Artista sincera, Vera Duarte é uma intérprete sofrida e emocionada do seu tempo, do qual sabe colher incertezas, alegrias e hesitações com um toque singular e um vibrante acento de realismo.



"O Violoncelista", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, mais do que figurativa espelha um realismo desprovido de inúteis fantasias onde se sentem movimento e musicalidade.



A artista



Vera Duarte, pseudônimo artístico de Vera Lucia Machado Duarte, nasceu em Nova Londrina, Paraná. Desde criança demonstrou interesse pelo desenho e pelas cores.



Em 1976 mudou-se para São Paulo com a mãe. Nesta época, com cerca de 12 anos desenhava pessoas e expressões humanas, utilizando inclusive o espelho para seus auto-retratos. Nesta fase, a arte já a colocava em posição de destaque no colégio.



Em 1991, teve a oportunidade de estudar técnicas de desenho com o professor Hoffman, da Escola de Artes de Osasco e técnicas de pintura com a professora Sonia Chacon. A partir de então a pintura passou a ser sua profissão.



De aluna passou a professora e suas telas deixaram de ser um simples hobby transformando-se em ferramenta de trabalho para sua carreira.



Um fato importante foi a parceria com uma empresa da região que, para incrementar suas vendas, decidiu presentear seus clientes com uma obra da artista. Durante 3 anos foram mais de 400 obras vendidas.



Além de aumentar sua presença na região, esta parceira possibilitou o desenvolvimento de uma técnica própria e diferenciada, que lhe rendeu várias exposições, feiras e seu próprio atelier.



A artista tem exposto na Galeria Cantão de Embu das Artes, SW Decorações, Jardim das Idéias, no Osasco Plaza Shopping, no Espaço Cultural Candido Portinari da Assembleia Legislativa e possui obras na sede da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Osasco e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp