Luta antimanicomial é debatida na TV Alesp


06/04/2011 18:57

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira e Marcos Garcia, doutor em Psicologia Social pela USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/HAMILTONANTIMANICOMIALy.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) gravou, na tarde de terça-feira, 5/4, o Programa "Assembleia Convida", da TV Assembleia, em que entrevista o professor Marcos Garcia, doutor em Psicologia Social pela USP e membro do Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas). Entre os pontos abordados pelo professor estão o volume de recursos públicos repassados para hospitais psiquiátricos particulares e a qualidade do atendimento prestado pelos mesmos.

Segundo Marcos Garcia, dos cerca de 3 mil leitos psiquiátricos da região de Sorocaba, apenas 30 são pagos. "R$ 40 milhões são repassados anualmente a esses hospitais psiquiátricos pelo Ministério da Saúde", apontou o professor. "Não questionamos a necessidade de se ter leitos psiquiátricos, mas onde eles estão localizados", completou.

O professor Marcos explicou que a ideia de inclusão social tem sido trabalhada em muitas áreas como na educação, na acessibilidade e também na saúde mental. "Esses pacientes não podem ficar isolados, segregados da vida em sociedade", explicou Marcos. "A inclusão tem o objetivo de proporcionar à sociedade a oportunidade de aprender a conviver com o diferente", argumentou.

A situação de Sorocaba foi apontada por Marcos Garcia como estratégica. "Sorocaba tem uma concentração de leitos psiquiátricos cinco vezes maior que a preconizada pela legislação", ressaltou. "Segundo o site do Ministério da Saúde, a cidade possui apenas quatro Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) " e nenhum Centro de Convivência", adenda.

Os CAPS, segundo a legislação que trata da Reforma Psiquiátrica, devem prestar atendimento a casos que exigem internação, enquanto o atendimento cotidiano deve ser prestado em Centros de Convivência. Marcos Garcia apontou ainda a experiência das Residências Terapêuticas para pacientes que não possuem família. "São experiências de muito sucesso", salientou.

Na entrevista a ser veiculada pela TV Assembleia nesta quinta-feira, 7/4, às 20h, o professor fala ainda sobre o alto índice de óbitos nos hospitais psiquiátricos entre 2006 e 2009. "Foram 459 óbitos, sendo que nos meses mais frios, o número de óbitos dobra, o que nos faz pensar sobre o tipo de cuidado que é prestado aos pacientes". Em Sorocaba, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 6 da Net.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp