Morre o presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez

Antônio Sérgio Ribeiro
06/10/2003 17:03

Compartilhar:


Vítima de acidente aéreo, faleceu, no sábado, dia 4/10, o deputado federal José Carlos de Castro Martinez. Nascido em São Paulo, em 23 de maio de 1948, era filho de Oscar Martinez e de Joanice de Castro Martinez. Seu pai foi empresário na área de comunicações e proprietário de terras no Paraná e em São Paulo.

José Carlos Martinez cursou até o segundo ano de Direito e o quarto ano de Administração de Empresas na Faculdade Karnig Basarian, em Itapetininga, Estado de São Paulo. Abandonou os estudos para trabalhar nas empresas da família.

Transferindo-se para o Paraná, candidatou-se e foi eleito, em 15/11/1982, deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS), assumindo sua cadeira na Câmara Federal em 2/2/1983, seguindo a orientação de seu partido nas discussões e votações daquela legislatura.

No período de 1983/1987, foi membro e vice-presidente da Comissão de Comunicação; membro das comissões de Esporte e Turismo e de Serviço Público, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do pólo petroquímico do Sul, e suplente das Comissões de Economia, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas.

No ano de 1986, transferiu-se para o PMDB e elegeu-se deputado federal Constituinte em 15 de novembro, com 62.322 votos, tomando posse no ano seguinte. Na Assembléia Nacional Constituinte, foi 2º vice-presidente da Subcomissão da Ciência, Tecnologia e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, e suplente da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistemas de Governo. Sua participação na Constituinte foi considerada conservadora pelo DIAP.

Em 1989, filiou-se ao Partido da Reconstrução Nacional (PRN), tornando-se tesoureiro e um dos principais cabos eleitorais no Paraná da candidatura Fernando Collor de Mello à Presidência. Com a vitoriosa campanha, Martinez candidatou-se em 1990 ao governo paranaense, sendo derrotado, no segundo turno, pelo candidato do PMDB, Roberto Requião. Nesse período, fez um acordo com o então presidente nacional do PTB, senador José Eduardo Andrade Vieira, para as eleições municipais de 1992.

Deixando a Câmara Federal, passou a se dedicar à vida empresarial, notadamente à rede OM (Organizações Martinez) de rádio e televisão, que havia formado com seu irmão Flávio, quando adquiriu dos Diários Associados, no ano de 1975, a Tv Paraná, canal 6. Posteriormente comprou, do empresário Silvio Santos, a TV Corcovado do Rio de Janeiro, aquisição esta que o levou a se defender na CPI da corrupção, que investigava o envolvimento de Paulo César Farias e do então presidente Fernando Collor, provando que o empréstimo que obtivera já havia sido quitado.

Em 1993, a rede OM foi incorporada pela Central Nacional de Televisão - CNT, que abrangia 60% do território nacional, tornando-se diretor-presidente da rede. Em dezembro de 1996, a CNT fechou um acordo de cooperação com a Televisa, a maior empresa de televisão do México.

Retornando à carreira política, elegeu-se, com 65.049 votos, deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no pleito de 1998. Tomou posse em fevereiro do ano seguinte, tornando-se também presidente nacional do PTB, no lugar de Andrade Vieira.

Nas eleições de 2002, o PTB apoiou a candidatura presidencial de Ciro Gomes do PPS. Martinez foi reeleito deputado federal com 62.706 votos. Na sua gestão à frente do PTB, o crescimento do partido foi vertiginoso, e só em 2003, o aumento foi de 84,6% no Congresso Nacional.

Martinez era diretor da Companhia Agrícola Amiantú, Sapé Agropecuária, Rádio e Televisão OM Ltda. e COREPLAN Representações e Planejamento. Diretor-presidente da CNT, grupo que atualmente compõe-se de 18 emissoras, entre próprias e afiliadas, e mais de 85 retransmissoras, atingindo mais de 15 milhões de domicílios, representando mais de 50 milhões de telespectadores, sendo a pioneira na transmissão de sinal digital via satélite.

Sobre o seu desaparecimento, assim se expressou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota oficial: "É com grande pesar que recebo a confirmação da morte do presidente do PTB, José Carlos Martinez, um parlamentar que no exercício de suas funções deu importantes contribuições ao nosso país, sendo um expressivo aliado nas reformas em debate no Congresso Nacional, indispensáveis ao Brasil de hoje. Externo os meus mais profundos sentimentos de solidariedade aos familiares e a todo o povo brasileiro, em especial aos paranaenses, neste momento de dor".

José Carlos Martinez era casado com Maria Beatriz Ferreira Martinez, com quem teve quatro filhos.

alesp