Direitos Humanos: informações sobre médico que assinou laudo falso de Herzog


18/10/2007 19:08

Compartilhar:

Deputado Vanderlei Siraque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com dir human dep siraque 53 cinthia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com dir human geralo 51 cinthia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos decidiu nesta quinta-feira, 18/10, solicitar informações à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa sobre a participação, em concurso para professor titular daquela instituição de ensino, de Arildo de Toledo Viana, médico que colaborou com organismos de repressão durante o regime militar,.

Segundo o autor do requerimento, Raul Marcelo (PSOL), a participação de Toledo Viana no falso laudo de suicídio do jornalista Vladimir Herzog, morto sob tortura no DOI-Codi, em 1975, está documentada em várias publicações, como no livro "Dos filhos deste solo", de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio.

Na mesma reunião, Bruno Covas (PSDB) propôs que a CDH dirigisse à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, moção pedindo investigação por aquele órgão da prática de tortura pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro), denunciada no filme "Tropa de Elite", do diretor José Padilha. Após debate entre os deputados presentes, a proposta foi aprovada.

Os membros da Comissão de Direitos Humanos apreciaram, ainda, uma pauta composta de cinco processos e aprovaram mais dois requerimentos. O primeiro, de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT), propõe a realização de audiência pública sobre os conflitos entre as prefeituras e o Estado nas questões referentes à instalação de unidades da Fundação Casa. Serão convidados para a audiência o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, a presidente da fundação e prefeitos de vários municípios.

O segundo requerimento, proposto pelo deputado Campos Machado (PTB), convida o padre Julio Lancelotti a comparecer à CDH, para falar sobre notícias divulgadas pela imprensa acerca de crime de extorsão de que foi vítima o sacerdote.

Ao final da reunião, o presidente da comissão Vanderlei Siraque pediu aos presentes apoio à advogada Valdênia Aparecida Paulino, que vem sofrendo ameaças por sua atuação no Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Sapopemba (CDDHS), na zona leste da capital.

alesp