Campanha Assembleia SOS Norte e Nordeste obteve recorde de arrecadação

Oitenta toneladas de alimentos e roupas foram encaminhadas aos estados mais atingidos pelas chuvas
28/07/2009 20:20

Compartilhar:

Apresentação do Projeto Guri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/projeto guri (4 of 13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Balet Stagium no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/balet stagium (6 of 22).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A dupla Roger e Rogério se apresenta no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/roger e rogerio (5 of 9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene e de limpeza para atender às vítimas dos desastres provocados pelas fortes chuvas e enchentes, que duraram um mês no país e deixaram 196.365 pessoas desalojadas (aquelas que se hospedaram com amigos ou familiares) e 99.709 desabrigadas (aquelas que tiveram de deixar suas casas e ficaram em abrigos públicos), a Assembleia Legislativa lançou em 18/5/2009 a Campanha SOS Norte e Nordeste, que contou com o apoio incondicional do presidente da Casa, deputado Barros Munhoz, dos parlamentares, dos funcionários do Legislativo e do efetivo das assessorias das polícias Militar e Civil da Assembléia. A campanha obteve doações de organizações, empresas e cidadãos paulistas. Oitenta toneladas de alimentos e roupas foram arrecadadas - um verdadeiro recorde de arrecadação. A Campanha SOS Norte e Nordeste também conseguiu apoio do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), Prefeituras e Câmaras Municipais. Um dos destaques da campanha por seu trabalho na arrecadação de donativos foi o deputado Luis Carlos Gondim (PPS).

Os Estados mais atingidos pelas fortes chuvas foram Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Pará e Amazonas.

Para receber as doações, postos de arrecadação foram disponibilizados em todas as portarias do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa. A Campanha SOS Norte e Nordeste Além do apoio do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), as empresas Broto Legal Alimentos, Camil Alimentos e Kikaldo Alimentos doaram duas toneladas de feijão. Milhares de latas de óleo foram cedidas pelas empresas Cargill e Sadia. Também houve colaboração da Montevergine, tradicional empresa de doces.

As presidentes dos Fundos de Social de Solidariedade das cidades de Santos, Maria Silvia Papa; Piracicaba, Sandra Regina Bonsi Negri e Itapevi, Ruth Gianezzi, além do prefeito de Borborema, Jorge Seres Jr. e do vereador Dorival de Andrade, presidente da Câmara Municipal de Óleo, trouxeram o que a campanha arrecadou em suas cidades. Também houve doações recolhidas na diocese de Santo Amaro pelo bispo dom Fernando Figueiredo.

Em razão do grande sucesso da campanha, o prazo para recebimento das doações foi prorrogado.

Um fato a ser destacado foi que três produtores sensibilizados com a causa, por intermédio do presidente Barros Munhoz, doaram seis toneladas de arroz e feijão. Outro empresário enviou 180 quilos de feijão e arroz.

Ao abrir o evento de encerramento da Campanha SOS Norte e Nordeste, que ocorreu em 9/6, no Hall Monumental, Barros Munhoz agradeceu a participação e a colaboração de todos os deputados, servidores, entidades de servidores e empresas. Munhoz falou também da importância dos irmãos nordestinos na construção e no desenvolvimento da capital parlista e na força de sua fé e perseverança para superar as vicissitudes. D.Fernando Figueiredo, a convite do presidente, abençoou os donativos. O bispo da diocese de Santo Amaro lembrou a principal função da Assembleia, que é "garantir os direitos das pessoas: direito de vida, de trabalho", e declarou-se feliz de voltar à Casa em que já celebrou missas em algumas ocasiões.

O deputado Luís Carlos Gondim, um dos idealizadores da campanha, fez um balanço da arrecadação obtida pela Assembleia, que atingiu 80 toneladas de alimentos e roupas, e enumerou, agradecido, as dezenas de empresas, organizações e pessoas físicas que colaboraram. Gondim informou que os donativos serão entregues à defesa civil de São Luiz, Maranhão.

Também estiveram no encerramento os deputados Ed Thomas (PSB), Antonio Salim Curiati (PP), Aldo Demarchi (DEM), João Barbosa (DEM), Roberto Massafera (PSDB) e Donisete Braga (PT).

A campanha de encerramento contou com a apresentação de várias atrações artísticas no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. A entrada foi aberta ao público. Apresentaram-se o Projeto Guri "Polo Amácio Mazzaroppi". A seguir, o Ballet Stagium, com "Coisas do Brasil", coreografado por Márika Gidali e Décio Otero. No estacionamento da Assembleia, as apresentações seguiram, com as duplas sertanejas Duduca e Dalvan, Junior e Eduardo, Roger e Rogério e do forró universitário do Sistem Ópera.

Em seguida, ocorreu a premiação da Gincana da Solidariedade, com a participação dos departamentos e órgãos administrativos da Assembleia. Na premiação simbólica oferecida pela Associação dos Funcionários da Casa (Afalesp), ficou em primeiro lugar a Assistência Policial Militar da Assembleia Legislativa, em segundo, a Assistência Policial Civil e, em terceiro, a Secretaria Geral de Administração. Segundo o chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia, tenente-coronel Carlos Eduardo Blanco, o trabalho envolveu todo o efetivo da PM na Casa porque "a solidariedade foi a motivação: o motivo nobre foi com que todos fizessem sua parte". A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Silvia Papa, revelou que antes mesmo do início da campanha, os munícipes santistas já começaram espontaneamente a procurar o órgão para encaminhar doações. "Esperamos que a situação seja abrandada com o envio das doações".

As organizações, artistas e empresas que contribuíram com a campanha de arrecadação de donativos para a campanha receberam do presidente Barros Munhoz agradecimentos pelas contribuições: Fundo Social de Solidariedade de Santos, Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Fundo Social de Solidariedade de Itapevi, Centro de Tradições Nordestinas, Diocese de Santo Amaro, Grêmio Estudantil do Colégio Bandeirantes, Rodoviária Ramos Ltda., Fundação Lamagangchen pela Cultura de Paz, e as empresas Sadia, Broto Legal Alimentos, Camil Alimentos Ltda., Kikaldo Alimentos Ltda., Montevergine, La Rioja, Mane Fruti e Tecelagem Kuehnrich S.C.



Os números da calamidade



Morreram 49 pessoas em decorrência das enchentes, segundo balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e 408 mil pessoas tiveram de abandonar suas residências. A prioridade da campanha foi ajudar os 429 municípios localizados em 12 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina. Somente no Ceará, 17 pessoas morreram em decorrência das chuvas e deslizamentos. No Maranhão ocorreram 12 mortes; seguido de Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Apesar de o Ceará ter registrado o maior número de mortes, o Maranhão foi o Estado com o maior número de municípios atingidos (106), seguido pelo Ceará (86), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (17), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5). Na região Norte foi o Estado do Amazonas que apresentou o maior número de municípios atingidos, 50, com 55.162 pessoas desalojadas e 10.336 desabrigadas. No Estado do Pará foram 35 municípios atingidos pela chuva com 6.275 desabrigados.

Em Santa Catarina, os danos causados pela chuva atingiram 10 municípios e uma população de 3.550 pessoas, deixando 3.333 desalojados e 217 desabrigados.

alesp