Objetivo principal das escolas de legislativos é capacitar servidores, explica presidente da Abel


22/10/2009 20:09

Compartilhar:

Florian Madruga, presidente da Abel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPFlorianMadrugaMAC (8 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Humberto Dantas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPHumbertoDantasMAC (7 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Haroldo Tajra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPHaroldoTajraMAC (10 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPPUBLMAC (3 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPABELMESA32MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabio Rodrigues Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPFabioRodriguesPereiraMAC (11 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Roberto Lamari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ILPRobertoLamariMAC (9 of 32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) passou a fazer parte da Abel há um ano e meio e é a primeira vez que o encontro de escolas do Legislativo ocorre em São Paulo.

Na abertura oficial do ciclo de palestras que integrará o encontro, no Hotel Pestana, no bairro dos Jardins, o presidente do ILP, Roberto Eduardo Lamari, ressaltou: "Incorporamo-nos à Abel há um ano e meio e já estamos coordenando a região sudeste, congregando todas as escolas do Legislativo dessa área".

Florian Madruga, presidente da Abel, explicou que a Constituição Federal de 1988 determina que as três esferas de governo, Legislativo, Executivo e Judiciário, devem criar as suas escolas de governo para capacitar os servidores, treiná-los e reciclá-los para que possam ter uma carreira funcional dentro de um ambiente democrático.

A primeira escola criada foi a da Assembleia de Minas Gerais, em 1997. Hoje há 57 instaladas, das quais 26 em funcionamento. Essas escolas têm a função de formar quadros de servidores capacitados para atender o funcionamento das assembleias e assessorar os parlamentares, vereadores, deputados e senadores da República. Existe ainda a intenção de abrir as casas legislativas para receber estudantes, para que eles possam conhecer o funcionamento do Legislativo e o trabalho parlamentar.

"Os resultados têm sido bastante positivos: temos em várias assembleias projetos chamados Parlamentar Mirim, Parlamentar Jovem, Deputado por Um Dia, nos quais vários estudantes participam, exercendo atividade parlamentar", disse Madruga. "Também oferecemos cursos de cidadania para a comunidade, para a formação de líderes comunitários. Eu acredito que a escola do Legislativo é algo de novo que está acontecendo nos parlamentos do Brasil, o que permitirá a construção de um novo Legislativo, através da educação, num ambiente democrático", concluiu.

Humberto Dantas analisou a realização de cursos de iniciação política nos Centros de Integração da Cidadania (CIC). Foram buscados parceiros que viabilizaram logística e recursos para a realização dos cursos, visando diminuir a distância entre comunidade e parlamento, além de trazer o cidadão para dentro do Legislativo.

Fernando Coelho falou dos processos utilizados no treinamento e capacitação dos funcionários nas escolas de governo. Ele ressaltou que a linha utilizada para capacitação nessas instituições tem que estar alinhada com a estratégia de funcionamento adotada por elas.

Para o terceiro palestrante, Luiz Barco, educar é um ato extremamente importante. Educar é ensinar os filhos a respeitar os humildes e o próximo. Barco ressaltou ainda que "é importante estabelecer o respeito aos outros e à dignidade humana, procurando entender as divergências e praticar a tolerância".

O encerramento das atividades da manhã desta quinta-feira, 22/10, foi feito por Marvin Hoffman, que falou dos programas utilizados na Carolina do Norte, Estados Unidos, para capacitação dos funcionários públicos locais.

alesp