Solidariedade ao povo palestino em sessão solene


30/11/2009 19:03

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLPALESPUBLMAU_4092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mohamad Al Buka e Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLPALESXeiqueMohamadAlBuka14MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene: uma ocasião para propor a paz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLPALESTXEIQUECHEDIDCONSTATINUSMAU_4037.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Said Mourad (PSC), foi comemorado nesta sexta-feira, 27/11, o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Ao abrir a sessão, logo após a execução dos hinos da Palestina e do Brasil, Mourad falou da importância da data para reflexões profundas sobre as condições em que vive o povo palestino e de promover o debate sobre como alcançar a paz na região.

O deputado Simão Pedro, primeiro orador a ocupar a tribuna, lembrou que, em sua ata de fundação, o PT, partido ao qual Simão Pedro pertence, teve colocado um capítulo de solidariedade ao povo palestino, no sentido de apoiar a sua luta por uma vida melhor. "Passados tantos anos, nós podemos hoje constatar que a luta é tão dramática como há 30 anos, quando da fundação do meu partido".

O próximo orador a ocupar a tribuna, Mohamad Al Buka, leu um texto do jornalista George Bourdoukan, "Uma proposta para a paz", escrita às vésperas de Shimon Peres visitar o Brasil, no começo de novembro de 2009, sobre a oportunidade do estadista de mostrar que o povo israelense quer realmente a paz. O texto faz 10 sugestões, entre elas, a de demolir o muro que Israel vem construindo para isolar os palestinos, devolver os territórios ocupados e acatar as resoluções da ONU para a região, entre outros.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo que relata o sofrido e violento dia a dia de Sara, uma criança palestina.

alesp