Ibirapuera comemora 56 anos com festa


19/08/2010 19:37

Compartilhar:

Praça do porquinho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibirapuera porquinho.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Ibirapuera6alesp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque do Ibirapuera em São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibirapuera-geral-RubensChiri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ibirapuera <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibirapuera1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque do Ibirapuera <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibirapuera-fontes-RubensChiri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos parques mais queridos da população paulistana comemora neste sábado, dia 21/8, 56 anos de funcionamento. O tema da festa é "Vida, Movimento e Convívio".

Uma programação variada durante todo o fim de semana estará disponível para os visitantes, com muita música, atividades artísticas e de educação ambiental para todas as idades e exposições.



História



O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.

Com atualmente área de 1.584 km², tem três lagos artificiais e interligados que ocupam 15,7 mil m². Sua área original abrangia os terrenos das áreas ocupadas pela Assembleia Legislativa e pelo ginásio do Ibirapuera. O Palácio da Agricultura, assinado por Niemeyer, que depois foi cedido ao Detran e que agora está em reforma para ser a nova sede do MAC-USP, e o Instituto Biológico, também estavam dentro do traçado original do parque. Mas, ao longo do tempo, o parque foi sendo seccionado, e extensas áreas foram destinadas a outros fins.

A ideia de transformar a região em parque surgiu na década de 1920. Como o terreno era alagadiço, um funcionário da prefeitura, conhecido como Manequinho Lopes, plantou em 1927 centenas de eucaliptos australianos para drenar o terreno, e também diversas mudas de plantas, para serem usadas para a ornamentação da cidade. Essa foi a origem do parque, que mantém até hoje um viveiro, batizado de Manequinho Lopes.

Com a proximidade das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954, decidiu-se tornar o parque um símbolo das comemorações. Uma comissão, chefiada por Francisco Matarazzo Sobrinho, o "Cicillo", decidiu que o parque seria um marco arquitetônico e paisagístico.

As estruturas ficaram a cargo de diversos arquitetos, com destaque para Oscar Niemeyer, que projetou a marquise, por exemplo. O projeto de paisagismo é do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes, apesar de existir proposta feita por Burle Marx.



Equipamentos e fauna



O Ibirapuera abriga ainda o Planetário, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), Museu Afro-Brasil, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal e o auditório Ibirapuera, entre outros. Possui ainda pista de cooper, parque infantil, quadras esportivas e lanchonetes.

São encontradas no parque do Ibirapuera 163 espécies de animais, entre peixes, aranhas, gambás e morcegos. São 142 espécies de pássaros, entre elas diversas aves migratórias tais como falcão-peregrino, colhereiro e marreca-parda.

Além dos eucliptos, que persistem no parque, há gramados, bosques heterogêneos, alamedas de figueira-lacerdinha e exemplares isolados de espécies nativas e exóticas como pau-ferro, banyan-da-índia, pau-brasil e tamareira-das-canárias.



Programação completa das festividades está no site

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/programacao/index.php?p=14062

alesp