Carta da Terra é apresentada à Comissão do Meio Ambiente
O presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Chico Sardelli (PV), participou de audiência pública nesta terça-feira, 30/11, sobre a Carta da Terra, documento idealizado pela ONU. Cristina Moreno, coordenadora de voluntários do movimento da Carta da Terra Brasil, iniciou a audiência explicando a origem, o conteúdo e as dificuldades da aplicação do documento, que trata dos direitos e deveres da humanidade para com o meio ambiente.
De acordo com Cristina, os 16 princípios da Carta da Terra estão estruturados em quatro pilares: respeitar e cuidar da comunidade; integridade ecológica; ambiente de paz, democracia, não-violência; justiça social e econômica. "A carta é um convite à celebração da vida. A essência da carta é viver com responsabilidade universal. Afinal, que herança estamos deixando às futuras gerações?", questionou Cristina.
A coordenadora da Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), Rose Inojosa, exibiu um vídeo com alunos do curso Programa Carta da Terra em Ação, iniciativa da Umapaz, falando sobre a importância da carta e como o curso, que forma agentes socioambientais urbanos, tem gerado mudanças no modo de pensar e agir de cada um.
"A sociedade precisa se envolver. É de extrema importância a integração de todos os setores nessa causa", comentou Maria de Lourdes Rocha Freire, coordenadora do CEA (Coordenadoria de Educação Ambiental) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Na bancada, estavam também presentes o deputado Hamilton Pereira (PT), o secretário do Meio Ambiente do Estado, Eduardo Jorge; e a representante da Secretaria Estadual de Educação, Marlene Gardel.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações