Carta da Terra é apresentada à Comissão do Meio Ambiente


30/11/2010 20:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComMeioAmbienteMMY02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria de Lourdes Rocha Freire, Rose Marie Inojosa, Hamilton Pereira, Chico Sardelli, Eduardo Jorge, Cristina Maria Amorim More e Marlene Gardel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComMeioAmbienteMMY01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComMeioAmbienteMMY03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Chico Sardelli (PV), participou de audiência pública nesta terça-feira, 30/11, sobre a Carta da Terra, documento idealizado pela ONU. Cristina Moreno, coordenadora de voluntários do movimento da Carta da Terra Brasil, iniciou a audiência explicando a origem, o conteúdo e as dificuldades da aplicação do documento, que trata dos direitos e deveres da humanidade para com o meio ambiente.

De acordo com Cristina, os 16 princípios da Carta da Terra estão estruturados em quatro pilares: respeitar e cuidar da comunidade; integridade ecológica; ambiente de paz, democracia, não-violência; justiça social e econômica. "A carta é um convite à celebração da vida. A essência da carta é viver com responsabilidade universal. Afinal, que herança estamos deixando às futuras gerações?", questionou Cristina.

A coordenadora da Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), Rose Inojosa, exibiu um vídeo com alunos do curso Programa Carta da Terra em Ação, iniciativa da Umapaz, falando sobre a importância da carta e como o curso, que forma agentes socioambientais urbanos, tem gerado mudanças no modo de pensar e agir de cada um.

"A sociedade precisa se envolver. É de extrema importância a integração de todos os setores nessa causa", comentou Maria de Lourdes Rocha Freire, coordenadora do CEA (Coordenadoria de Educação Ambiental) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Na bancada, estavam também presentes o deputado Hamilton Pereira (PT), o secretário do Meio Ambiente do Estado, Eduardo Jorge; e a representante da Secretaria Estadual de Educação, Marlene Gardel.

alesp