Empresa compromete-se a aumentar a freqüência de ônibus em Salesópolis


27/04/2006 16:12

Compartilhar:


A Empresa Júlio Simões Transportes e Serviços Ltda, única concessionária de transporte coletivo autorizada a operar em Salesópolis, na região do Alto Tietê, irá aumentar, no prazo máximo de 30 dias, a freqüência dos ônibus que operam no município. Este compromisso foi assumido terça-feira, 25/4, por diretores da empresa em reunião na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU-SP), em São Bernardo do Campo, com o 1º secretário da Assembléia, deputado Fausto Figueira (PT), o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PL), e seis dos nove vereadores da câmara municipal local.

Essa e outras reivindicações constam de abaixo-assinado levado pela prefeitura e pela câmara municipal de Salesópolis à reunião na sede EMTU-SP, empresa responsável pelo gerenciamento, planejamento e fiscalização do transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas do Estado. "Foi uma reunião produtiva. Se a empresa cumprir o prazo estabelecido, será uma vitória importante da população de Salesópolis, que se mobilizou para defender os seus direitos", disse Fausto Figueira.

Além de aumentar a freqüência dos ônibus, reduzida em janeiro deste ano, o que causou protestos da população, principalmente de trabalhadores e de estudantes que usam o transporte coletivo, a Júlio Simões se comprometeu a seccionar o preço da tarifa até o distrito de Nossa Senhora dos Remédios. Atualmente, o preço do trecho Salesópolis"distrito dos Remédios, de 14 quilômetros, é de R$ 2,65, o mesmo do trecho Salesópolis"Biritiba Mirim, com 22 quilômetros. Também será seccionada a tarifa do trecho distrito dos Remédios"Biritiba Mirim, com 8 quilômetros, que igualmente custa R$ 2,65.

O terceiro compromisso da Júlio Simões é construir uma minirrodoviária, com bancos e cobertura, no distrito de Nossa Senhora dos Remédios. Atualmente os usuários de transporte coletivo do distrito aguardam os ônibus ao relento.

Da parte da EMTU-SP, conforme o presidente da companhia, Joaquim Lopes da Silva Júnior, ficou acertada a construção, até dezembro deste ano, de abrigos padronizados ao longo da rodovia SP-088, que liga Salesópolis a Mogi das Cruzes. A EMTU também se comprometeu a intensificar a fiscalização dos ônibus da Júlio Simões, que, conforme reclamações de usuários constantes no abaixo-assinado, apresentam falhas mecânicas e falta de higiene.

Participaram da reunião Carlos Alberto Pinto e Antenor do Carmo, representando a Júlio Simões, além do presidente da EMTU, Joaquim Lopes, do diretor de Gestão Operacional, Pedro Luiz de Brito Machado, e do gerente de Logística Integrada, Raul Shiguemitsu Sunao. O presidente da Câmara Municipal de Salesópolis, Jair dos Santos, e os vereadores Claudinei José Oliveira (Nei), Vanderlei Oliveira Gomes, Sebastião R. Campos Júnior (Tião Boy), Sergio Aparecido Feliciano de Sá (Ratinho) e Angelino Rodrigues representaram os interesses da população do município.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp