Criação de alcoolduto no oeste paulista


30/05/2007 12:13

Compartilhar:

Shigeaki Ueki e Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS ALCOOLDUTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A possibilidade de o oeste paulista ter um alcoolduto foi um dos assuntos abordados durante o encontro do deputado Ed Thomas (PMDB) com o industrial Shigeaki Ueki, ex-ministro das Minas e Energia e ex-presidente da Petrobrás. A expectativa é de que a produção de álcool aumente muito nos próximos anos. O projeto ainda está em estudos, mas sabe-se, de antemão, que a logística do transporte é crucial para que o produto possa ser comercializado de forma rentável.

Ed Thomas e seu interlocutor discutiram longamente a situação do Brasil e em particular do oeste paulista. Para ele, o Brasil reúne condições excepcionais de crescimento, graças à vastidão do seu território, a abundância e a qualidade de recursos naturais. Entretanto, o deputado ressalta que o Brasil está perdendo a condição de exportador de produtos acabados, como calçados, produtos siderúrgicos e outros, devido a certas políticas que já se tornaram obsoletas, e por isso mesmo prejudiciais à nossa competitividade externa. "Exemplo é a política cambial, que onera brutalmente as exportações", disse Thomas ao ex-ministro, que tem longa carreira no setor energético, o que, segundo o deputado, lhe confere ampla autoridade para discutir problemas ligados ao petróleo e a combustíveis alternativos. "O programa Proálcool foi lançado durante a gestão de Ueki na Petrobrás", afirmou o deputado.

Ueki concitou os parlamentares a se debruçarem sobre a questão. "Espero que cada parlamentar encontre uma forma de reduzir a carga tributária, em especial sobre a mão-de-obra, para que o nosso país possa competir com economias emergentes, como a China, a Malásia, a Coréia. Há alguns anos eles eram mais pobres do que o Brasil, mas já superaram essa condição".

O ex-ministro mostrou-se favorável ao programa do etanol. Com relação ao biodiesel, ele disse que "é preciso considerar a produtividade das matérias primas, que determinará o custo final do produto. Ao que tudo indica, a grande vedete das oleaginosas apropriadas para a transformação em diesel é a palma, abundante na região norte do país".

edthomas@al.sp.gov.br

alesp