Maria Adélia Jabur pinta a natureza com um fraseado repleto de espontaneidade
Maria Adélia Jabur é uma artista perfeitamente ligada à natureza da qual ela se inspira para retratar um paisagismo harmonioso na estruturação e na prospecção. Ela se torna particularmente habilidosa quando transfere para a tela horizontes envolvidos numa atmosfera de preciosíssima realidade e cristalina matéria cromática.
Tanto a paisagem quanto suas flores encontram na pintora uma interprete fiel a uma visão romântica, autêntica e rica de lirismo. Seus temas são desenvolvidos mediante uma forte trama cromática de notável intensidade, percorrida por vibrações contínuas de uma dinâmica interior.
É evidente a participação sentimental da pintora ao grande espetáculo da natureza, da qual consegue um fraseado pictórico repleto de espontaneidade, capaz de comunicar imediatamente a emoção provocada pela representação.
Maria Adélia Jabur não segue, ao pé da letra, nenhum filão artístico da nova geração, mas suas obras são fruto de instintividade e de amor pela arte. Fortemente espatulados, seus quadros revelam verísmo e nato sentido artístico. A composição é clara e límpida, nela a fusão das luzes provoca instantes de intenso lirismo.
Na obra Primavera, doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a concepção da artista é forte e a habilidade cromática impressiona envolvendo o espectador.
A artista
Maria Adélia Jabur, pseudônimo artístico de Maria Adélia Jabur Ito, nasceu em Américo de Campos, SP, no ano de 1942. Formou-se em educação artística com complementação em desenho e plástica (1973); além de cursos de desenho técnico (1972); perspectiva e sombra (1974), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, SP e licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração escolar (1978), pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga.
Realizou ainda cursos de óleo sobre tela com espátula, com o professor Francisco Biojone, em Campinas e com o professor Jeesiel Valsak, em Catanduva.
Desde o ano 2000 pertence à Associação dos Artistas Plásticos de Votuporanga, participando de todos as exposições promovidas pela entidade. Possui obras em varias coleções particulares e oficiais, notadamente no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições