Maria Adélia Jabur pinta a natureza com um fraseado repleto de espontaneidade

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
14/11/2007 21:21

Compartilhar:

Maria Adélia Jabur<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Adelia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Adélia Jabur é uma artista perfeitamente ligada à natureza da qual ela se inspira para retratar um paisagismo harmonioso na estruturação e na prospecção. Ela se torna particularmente habilidosa quando transfere para a tela horizontes envolvidos numa atmosfera de preciosíssima realidade e cristalina matéria cromática.

Tanto a paisagem quanto suas flores encontram na pintora uma interprete fiel a uma visão romântica, autêntica e rica de lirismo. Seus temas são desenvolvidos mediante uma forte trama cromática de notável intensidade, percorrida por vibrações contínuas de uma dinâmica interior.

É evidente a participação sentimental da pintora ao grande espetáculo da natureza, da qual consegue um fraseado pictórico repleto de espontaneidade, capaz de comunicar imediatamente a emoção provocada pela representação.

Maria Adélia Jabur não segue, ao pé da letra, nenhum filão artístico da nova geração, mas suas obras são fruto de instintividade e de amor pela arte. Fortemente espatulados, seus quadros revelam verísmo e nato sentido artístico. A composição é clara e límpida, nela a fusão das luzes provoca instantes de intenso lirismo.

Na obra Primavera, doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a concepção da artista é forte e a habilidade cromática impressiona envolvendo o espectador.

A artista

Maria Adélia Jabur, pseudônimo artístico de Maria Adélia Jabur Ito, nasceu em Américo de Campos, SP, no ano de 1942. Formou-se em educação artística com complementação em desenho e plástica (1973); além de cursos de desenho técnico (1972); perspectiva e sombra (1974), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, SP e licenciatura plena em pedagogia com habilitação em administração escolar (1978), pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga.

Realizou ainda cursos de óleo sobre tela com espátula, com o professor Francisco Biojone, em Campinas e com o professor Jeesiel Valsak, em Catanduva.

Desde o ano 2000 pertence à Associação dos Artistas Plásticos de Votuporanga, participando de todos as exposições promovidas pela entidade. Possui obras em varias coleções particulares e oficiais, notadamente no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp