Seminário debate transporte urbano em São Paulo


10/05/2006 18:51

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/transportes457 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Debate sobre "Transporte Urbano " Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável" Clique para ver a imagem "> Mesa do seminário promovido pela Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/transportes453 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Paulo Saldiva, especialista em patologias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/transportesDr Paulo Saldiva mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plínio Assmann, especialista em transporte urbano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/transportesDr Plinio mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Não haverá uma solução definitiva para a questão do transporte urbano público se o governo federal não contribuir efetivamente. E o que vemos, nos últimos dez anos, é que ele tem deixado de lado essa questão", ponderou o engenheiro Emiliano Affonso, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, no seminário promovido nesta quarta-feira, 10/5, pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia, presidida pelo deputado Valdomiro Lopes (PSB), para debater o tema Transporte Urbano " Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável.

Para o deputado José Zico Prado (PT), proponente do seminário, "é necessário deixar a inércia na qual se encontra a discussão sobre o transporte, já que se trata de uma questão social, levando o debate para a opinião pública e construindo uma proposta de política de Estado para o setor".

Nesse sentido, o deputado Arnaldo Jardim (PPS) chamou a atenção para o fato de estarmos em ano eleitoral, "sendo urgente o estabelecimento de pontos comuns para que se possa oferecer aos vários candidatos uma plataforma de governo para o transporte público no país".

Transporte e desenvolvimento

Depois de mostrar dados que comprovam a ineficiência do sistema de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo, em que um cidadão leva em média 62 minutos numa viagem, e o incremento do transporte individual em detrimento do coletivo, Affonso apresentou algumas soluções para o problema: priorizar o transporte coletivo, investindo na construção de redes não poluentes e incentivando a integração e racionalização do sistema, inclusive com a criação de fundos para investimentos no transporte coletivo. Ele falou da necessidade de participação dos três níveis de governo para que se chegue a um plano de Estado para o setor. E arrematou: "O sistema de transporte eficiente garante melhor qualidade de vida para os moradores da metrópole, propiciando o desenvolvimento de toda a região metropolitana".

Seguindo o mesmo raciocínio, Manuel Xavier, do Sindicato dos Metroviários, chamou a atenção para a necessidade de inserção de parcela da população que é excluída do direito de se locomover. "Precisamos buscar o apoio da sociedade para essa disposição de luta por um transporte público de qualidade com a contrapartida dos poderes públicos", conclamou.

Saúde e meio ambiente

Especialista em patologias do trato respiratório, Paulo Saldiva deu uma boa notícia para o público: a qualidade do ar tem melhorado nos últimos dez anos na região metropolitana, apesar do aumento absurdo da frota veicular. Entretanto, ele destacou que, para continuar melhorando, a administração pública tem de implementar soluções na área ambiental. "Precisamos criar uma rede de conhecimentos que possa assessorar na tomada de decisões, gerando informações que promovam a redução das emissões causadas pelos equipamentos de transporte", indicou, acrescentando que "não se fazem estudos de impacto ambiental para avaliar, por exemplo, os riscos do transporte na região metropolitana".

Política macroeconômica

"Com o barril de petróleo a US$ 70, São Paulo precisa investir mais em linhas de metrô, que têm vantagens monetizáveis muito maiores", refletiu o especialista em transporte urbano Plínio Assmann. Segundo números apresentados por ele, o Metrô de São Paulo economiza 3 milhões de barris de petróleo por dia, o que resulta numa economia de US$ 200 milhões. "Se investirmos na construção de linhas de metrô, o retorno desse investimento, se comparado com o custo da linha, é pago em torno de oito anos", ponderou.

A discussão sobre transporte urbano continua na próxima quarta-feira, 17/5, quando serão abordadas questões como gratuidade e acessibilidade.

alesp