Deputado reivindica criação de mais Varas Judiciais para Suzano


29/05/2008 15:48

Compartilhar:

Deputado Estevam em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Vallim Bellocchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/ESTEVAM GALVAO VARAS SUZANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Vallim Bellocchi, o líder do Democratas, deputado Estevam Galvão, reivindicou a criação de mais quatro Varas Judiciais para Suzano, sendo duas de Família e Sucessões, uma Criminal, englobando Júri, Execuções Criminais e Infância e Juventude, e uma de Fazenda Pública. O deputado também pleiteou a criação dos respectivos cargos.

A solicitação atende a carência do Fórum de Suzano, atual Comarca Final e já havia sido solicitada pelo diretor da unidade, Irineu Francisco da Silva. "O Fórum de Suzano possui mais de 30 mil processos em andamento. A ampliação agilizará o andamento dos processos, beneficiando a população suzanense", declarou o diretor.

O parlamentar lembrou que, sendo da competência do Poder Judiciário a iniciativa da criação das Varas, a própria instituição deverá enviar projeto à Assembléia Legislativa. A criação de novas Varas também é um pleito da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Suzano, através de seu presidente, Marco Antônio Mayer e seus diretores. "Em reunião na OAB de Suzano, Mayer e os diretores falaram sobre a necessidade da criação e aprovação do projeto", declarou o deputado.

Levantamento realizado pelo Fórum de Suzano dão conta de que, somente em 2006, mais de 32 mil processos foram distribuídos, sendo 7.877 na Vara Civil, 21.461 no Anexo Fiscal e 2.749 na Criminal. Em 2007 o número passou para 33,3 mil, sendo 8.529 na Vara Civil, 21.686 no Anexo Fiscal e 3.150 na Criminal. "Hoje, mais de 38 mil feitos estão em andamento no Fórum de Suzano, conforme acusa levantamento do próprio diretor da unidade. Estima-se que 30% dos processos das Varas Cíveis envolvam matéria de Família e Sucessões, concluiu o líder do DEM.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp