Representante da Escola de Música do Estado comparece à Comissão de Cultura


03/03/2011 20:14

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ComCiltTecnologiaMMY03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Zuben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ComCiltTecnologiaPauloZubenGerenteTomJobimEMusicadoEstadoMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Zuben, gerente executivo da instituição Organização Santa Marcelina e Célia Leão  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ComCiltTecnologiaMMY02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera e Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/ComCiltTecnologiaMMY01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de esclarecer denúncias de irregularidades no contrato de gestão da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), ou Organização Santa Marcelina, o gerente executivo da instituição, Paulo Zuben, compareceu à Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia para falar em reunião convocada extraordinariamente para esta quinta-feira, 3/3. A reunião ocorreu em caráter informal, com a presença de alunos e professores da escola.

Mais conhecida como Escola de Música Tom Jobim, a instituição foi fundada há 20 anos com o objetivo de oferecer cursos gratuitos (livres e regulares) aos interessados em aprender e vivenciar a realidade do mundo musical.



Informações sobre gestão da Escola de Música do Estado estão disponíveis no D.O., diz diretor



Conforme informações do deputado Carlos Giannazi (PSOL), solicitante da reunião, até 2009, antes de a Organização Santa Marcelina iniciar a gestão administrativa da instituição, cerca de 3.500 pessoas, entre crianças e adultos, frequentavam os cursos livres ou regulares oferecidos pela escola. A partir de 2009, quando a Organização Santa Marcelina foi convidada pela Secretaria da Cultura a gerir os cursos de educação musical, que incluem os projetos Guri e os cursos da Escola de Música Tom Jobim, a escola passou a disponibilizar 1.800 vagas (segundo os alunos, não passam de 1.500). O índice de reprovação chega a 40% .

O deputado Giannazi falou sobre a polêmica demissão dos antigos professores, contratados através do regime de cooperativas - o que não é mais permitido após decreto do ex-governador Alberto Goldman, apresentado no final de 2010. Outro ponto destacado pelo parlamentar, contestado pelo seu colega Roberto Massafera (PSDB), são as repostas aos questionamentos do Ministério Público Estadual ao gerente executivo da instituição. Massafera enfatizou que Zuben disponibilizou todos os dados ao MP, e que todas as informações, publicadas no Diário Oficial de 24/2/2011, estão disponíveis a quem quiser consultá-las. Paulo Zuben informou que todas as especificidades para que a Organização Santa Marcelina administre a instituição também foram publicas no Diário Oficial de 15/2/2011.

Por sugestão da presidente da comissão, Célia Leão (PSDB), os questionamentos apresentados pelos representantes dos alunos deverão ser encaminhados oficialmente à comissão para que o convidado as responda no tempo regimental. "Esse é um compromisso que assumimos com alunos da instituição", enfatizou Célia Leão.

alesp