Opinião - A importância da realização de testes de HIV/Aids


04/02/2011 16:05

Compartilhar:


No Estado de São Paulo, mais da metade da população faz o primeiro teste de DST/Aids somente após completar os 30 anos de idade. Esta informação é resultado de um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde a partir de dados baseados em 2010. Acredito que seja indispensável discorrer sobre a importância da realização do teste, mas fundamental apoiar e disseminar os programas e projetos implantados com a intenção de divulgar as atividades de prevenção de DST/Aids.

Por esse motivo, encaminhei uma solicitação ao Poder Executivo " por meio da Secretaria de Estado da Saúde " para que esses programas e projetos também sejam intensificados nos municípios do interior e do litoral. A solicitação está fundamentada no aumento recorde pela procura dos testes de prevenção que foi registrado no mês passado pelo Centro de Referência em DST/Aids, que funciona na capital paulista.

Em minha opinião, esse aumento recorde se deve, em parte, à conscientização da população quanto à importância das informações acerca das doenças sexualmente transmissíveis e dos tratamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde. É importante ressaltar que os programas e projetos implantados pelo governo do Estado avançaram muito nestes últimos anos, fato que tem inspirado a confiança da população na realização dos testes que detectam a presença das doenças.

Na solicitação encaminhada ao governo do Estado destaquei que a procura pela realização dos testes de DST/Aids também pode estar relacionada à proximidade com o carnaval. Por isso, minha preocupação e interesse para que as ações da Secretaria de Estado da Saúde sejam intensificadas no interior e no litoral. No entanto, é preciso lembrar que esta atividade também deve contar com o apoio das prefeituras e das câmaras municipais, seja na disseminação das informações ou na distribuição de preservativos.

No último mês, o Centro de Referência em DST/Aids realizou 750 testes até o último dia 27. Este número é maior se comparado ao mesmo período de 2010, quando se registrou a realização de 336 exames. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a realização do teste por pessoas em situação de maior vulnerabilidade da doença quase triplicou. No último mês, 37 exames tiveram resultado positivo, enquanto em janeiro de 2010, 13 resultados foram positivos. Das 750 sorologias realizadas, 673 foram exames rápidos, o que representa quase 90% do total de testes. O teste rápido permite obter o resultado em 15 minutos a partir da coleta de sangue.

Os exames estão disponíveis gratuitamente à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para saber os locais que realizam o teste em todo o Estado, ligue para o Disque-DST/Aids: 0800-162550 (ligação gratuita) e faça a sua parte!



*Edmir Chedid é advogado, deputado estadual pelo Partido dos Democratas e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp