Atibaia e Bragança terão áreas de risco avaliadas


25/10/2011 12:40

Compartilhar:

Edmir Chedid analisa pedido de inclusão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/CHEDIDatibaiaRISCOx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para realizar o mapeamento das áreas de risco e prevenir acidentes naturais, que aumentam em períodos de chuva, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia ampliou o suporte técnico às prefeituras, informou Edmir Chedid (DEM). No primeiro semestre, o investimento foi de R$ 1,4 milhão por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem).

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Patem oferece serviços de inspeção e avaliação de estruturas de obras à análise do comprometimento de encostas e processos erosivos do solo. "Essa será uma atividade fundamental para alguns municípios da nossa região, como Atibaia que foi bastante castigada pelas enchentes", comentou.

Edmir Chedid destacou a importância do suporte técnico também para Bragança Paulista, incluída por meio de requerimento de sua autoria. "Trata-se de investimento de baixo custo se comparado aos resultados positivos que proporciona. Com esses laudos técnicos, Atibaia e Bragança Paulista poderão adotar medidas que evitem acidentes decorrentes das chuvas", destacou.

Segundo o parlamentar, cabe às prefeituras enviar à secretaria pedido de avaliação técnica do IPT quando detectado algum problema em áreas de risco ou situação de atenção. "Técnicos do IPT poderão visitar os municípios para análise das informações, diagnóstico de problemas e proposição de medidas para solucioná-los", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp