Reunidos nesta quarta-feira, 28/9, no plenário José Bonifácio, os deputados que compõem a comissão parlamentar de inquérito que apura irregularidades e má qualidade na prestação de serviços das tevês por assinatura, presidida pelo deputado José Bittencourt (PDT), ouviram representantes do Grupo Telefonica e da TVA. Questionado pelos deputados Edmir Chedid (DEM) e Carlão Pignatari (PSDB), o diretor de regulamentação do Grupo Telefônica, Marcos Bafutto, informou que a empresa, que atende hoje 10% do mercado de São Paulo através de satélite, tem grande expectativa de ampliar seu serviço a partir da regulamentação do PLC 116/2011, recentemente aprovado em Brasília. Segundo Bufatto, as reclamações se concentram, em sua maioria, na falha de recepção e em discordâncias quanto aos valores cobrados na fatura mensal. Ao ser questionado sobre o atendimento do call center, respondeu que o serviço é prestado por empresa terceirizada, mas a Telefonica acompanha o treinamento e mantém auditorias sobre o motivo das chamadas dos clientes. Quanto à remuneração dos operadores, o executivo não soube informar. A segunda empresa a ser ouvida foi a TVA, que esteve representada pelo gerente de atendimento ao cliente, Wellington Ramalho e pela coordenadora do departamento jurídico, Camila Ramos Montagna. A TVA, diferentemente de outras empresas de TV por assinatura, não tem fidelização do cliente, sendo este desobrigado de pagar qualquer taxa quando pede o cancelamento da assinatura. "Optamos por não cobrar a taxa do cliente, embora prevista em contrato, quando faz o cancelamento antes de um ano, como as outras operadoras, pois acreditamos que o cliente satisfeito irá manter o serviço", afirmou Ramalho. Os parlamentares demonstraram preocupação quanto as condições de trabalho nos call centers, pois aparentemente este atendimento terceirizado seria a maior causa de reclamação, por mau atendimento ou pelo fornecimento de informações erradas. O deputado Edmir Chedid apresentou requerimento, que foi aprovado, para a oitiva de representante do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel) para levantar as condições de trabalho e nível salarial dos operadores de call centers que atendem as empresas de tevê por assinatura. Os parlamentares aprovaram também o comparecimento da ONG Proteste " Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que tem atuado junto aos consumidores de tevê por assinatura. Os deputados Mauro Bragato (PSDB), Donisete Braga (PT) e Alex Manente (PPS) também participaram dos trabalhos da CPI.