Homenagem às mulheres incentivadoras do parto natural


15/12/2011 12:30

Compartilhar:


Pela primeira vez, São Paulo vai comemorar o Dia Estadual da Doula. A data de 18 de dezembro, que entrou para o calendário oficial do Estado, é uma iniciativa da deputada Ana Perugini (PT), autora da Lei 14.586, de 10/2011.

A atuação das doulas junto às gestantes tem sido cada vez mais reconhecida por proporcionar à família um momento especial, que é o nascimento de um novo membro e por incentivar o parto natural.

A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional durante a gestação e no parto.

Durante a gestação, a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos e auxilia a gestante a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas. Durante o parto, a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal, explicando termos médicos e os procedimentos hospitalares. Sua presença atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis da mulher.

Entre suas orientações, a doula ensina a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e o parto, mostra formas de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar dores, como banhos, massagens e relaxamento. A doula também é uma aliada nos cuidados com o bebê, especialmente na amamentação.

Homenagear as doulas que atuam no Estado é incentivar o parto natural e também uma forma de chamar a atenção dos governos municipais, estadual e federam sobre a importância de apoiar e facilitar para que mais mulheres optem pelo parto natural, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde orienta que as cesarianas não ultrapassem 15% dos nascimentos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde de 2.010, as cesarianas atingem os 40% dos nascimentos e, em estados ricos como São Paulo, este índice chega a ser ultrapassado.

O evento voltado para mães, pais, bebês e doulas ocorre no domingo, 18/12, das 10 às 17h, no Espaço Dar à Luz, localizado à Rua Antônio Roge Ferreira, 33, Jardim das Palmeiras, em Campinas.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp