Delegacia de Tatuí passa a ser de primeira classe

Mudança representa aumento de efetivo e equipamentos para a Polícia Civil
08/08/2001 15:00

Compartilhar:


O pedido de transformação da delegacia de Tatuí para primeira classe, feito pelo deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) ao secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, foi atendido e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na terça-feira, 7/8, por meio do Decreto 45.976, assinado pelo governador.

A elevação de categoria da delegacia de Tatuí também foi solicitada por meio da indicação 1.297/2000, ao Legislativo estadual. Gonzaga faz, na justificativa, uma comparação entre as delegacias dos municípios do Estado, apontando como exemplo cidades que, com 80 mil habitantes, têm delegacia seccional e três distritos policiais; enquanto Tatuí, com 91 mil habitantes, tinha delegacia de segunda classe e dois distritos.

A reivindicação, segundo Gonzaga, foi feita ainda na época em que Mário Covas estava à frente do governo do Estado. "Covas foi um dos grandes batalhadores para essa conquista. Como eu, entendia que as cidades com mais de 70 mil habitantes necessitam, de maneira urgente, dispor de uma delegacia de primeira classe", diz o deputado.

O delegado titular de Tatuí, Marcelo Murat, informou que a Polícia Civil de Tatuí vem sendo auxiliada pela atuação de Gonzaga, junto à Assembléia Legislativa de São Paulo. De acordo com Murat, há poucos dias, a delegacia passou a contar com cinco novos carcereiros e um novo veículo. "A elevação só irá contribuir para a melhoria da segurança pública. É uma vitória para Tatuí. Fruto de um trabalho sério desenvolvido pelo deputado Luiz Gonzaga Vieira", opina.

Na prática, a mudança trará aumento de efetivo, delegados e investigadores, além de proporcionar maior número de recursos destinados a equipamentos e viaturas. Murat explica que, na medida em que novos policiais sejam formados, as delegacias especiais e de primeira classe têm preferência em receber novos policiais. "Isso acontece justamente pelo fato de as delegacias de primeira classe atenderem a uma população maior, em relação às de segunda e terceira classe."

Gonzaga comemorou a mudança e informou que seu trabalho na área da segurança pública irá continuar. "Em breve pretendo dar mais uma boa notícia à população de Tatuí: a criação de mais um pelotão da Polícia Militar", revelou o parlamentar. (Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp