Sessão solene para o 111º aniversário do Regimento de Cavalaria "9 de Julho"


07/10/2003 19:39

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="A designação "9 de Julho" foi uma homenagem à unidade pela participação na Revolução Constitucionalista de 1932 Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Deputado Coronel Ubiratan (à direita) preside solene para comemorar os 111 anos do Regimento de Cavalaria "9 de Julho" Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Coronel Ubiratan

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 6/10, sob a presidência do deputado Coronel Ubiratan (PTB), sessão solene para comemorar os 111 anos do Regimento de Cavalaria "9 de Julho". Pela primeira vez na história, esta importante unidade da Polícia Militar foi homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A designação "9 de Julho" foi uma homenagem à unidade pela participação na Revolução Constitucionalista de 1932. As atividades da tropa são extremamente variadas e dinâmicas, como o seu emprego no controle de tumultos, atendimento às mais variadas solicitações operacionais, patrulhamento na periferia e no centro, além das atividades representativas, hípicas desportivas, escoltas de honra, apresentações de volteios e da Banda de Clarins.

Diversas autoridades, civis e militares, estiveram presentes: o general de Divisão Heraldo Covas, comandantes da 2ª Divisão do Exército, coronel PM Alberto Silveira Rodrigues, comandante geral da Polícia Militar, deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), deputado estadual Conte Lopes (PP), coronel PM Tomaz Alves Canjerana, comandante do Policiamento de Choque, major PM Eduardo José Felix de Oliveira, comandante interino do Regimento de Cavalaria "9 de Julho" e oficiais de 14 estados.

Foram homenageados o comandante mais antigo do regimento, coronel reserva PM Nelson Trancchesi e o praça mais antigo, sub-tenente Orestes.

O deputado Coronel Ubiratan solicitou que a Banda de Clarins executasse o toque de silêncio em memória dos heróis da cavalaria e também do deputado federal José Carlos Martinez, presidente nacional do PTB, que faleceu no último sábado.

Coronel Ubiratan lembrou dos 20 anos em que serviu no Regimento de Cavalaria, dizendo que foram tempos de felicidade. Agradeceu aos companheiros de regimento que o ensinaram, ajudaram e o encaminharam na vida militar como o coronel Trancchesi, seu comandante. Falou ainda de sua "gratidão eterna" aos oficiais e praças, grandes amigos que o apoiaram "no pior momento de sua vida", quando de sua condenação em 30 de junho de 2001 pelo episódio do Carandiru. O deputado finalizou dizendo que a tropa do Regimento se caracteriza pelo "amor à causa pública, pelo respeito e pela coragem de lutar e defender o povo".

coronelubiratan@al.sp.gov.br

alesp