Presidente Prudente: população do oeste paulista é mais participativa

Audiência Pública LOA 2008 em Presidente Prudente
26/10/2007 11:48

Compartilhar:

Orçamento estadual 2008 é debatido na Câmara de Presidente Prudente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRUDENTE PUBLICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Presidente Prudente debate Orçamento estadual 2008<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/aMesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aproximadamente 130 pessoas ocuparam a Câmara de Presidente Prudente nesta sexta-feira, 26/10, para participar do debate sobre o Orçamento estadual 2008, promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento. A presidência desta reunião coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS), que teve ao seu lado na mesa de trabalhos os deputados Ed Thomas (PSB), Enio Tatto (PT), Samuel Moreira e Mauro Bragato, ambos do PSDB, e do vice-presidente da câmara local, Marcos Vinha. Todos acompanharam a apresentação de João Batista Assunção, técnico da FGV, sobre dados coletados em pesquisa acerca da situação socioeconômica da região de Prudente.

A exemplo do que ocorreu nas audiências realizadas nesta semana, os representantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo compareceram em peso e realizaram discursos inflamados. Marinês Sack polemizou com Sapienza com relação ao tempo fixado para pronunciamento. A aposentada prosseguiu o discurso em defesa da Educação sem microfone e foi muito aplaudida.

Falando em Educação, Mara Macedo, supervisora de ensino, pediu mais verbas para esta área e afirmou que é preciso "sair do palanque para a prática".

Defensoria Pública



Dois jovens defensores públicos se pronunciaram em prol da categoria. Rodolpho Arakaki lembrou que o Legislativo aprovou redução de investimentos para a Defensoria Pública, mesmo tendo aumentado seu quadro de funcionários. Mateus João lembrou que Presidente Prudente tem seis defensores para atender toda a região que, segundo ele, tem uma grande demanda de pessoas carentes e de população carcerária (com 19 presídios).

Funcionários de outros segmentos do Estado apresentaram reivindicações. Ilton Guedes, delegado regional em Dracena da Associação dos Servidores e Funcionários do Poder Judiciário reivindicou reajuste salarial, plano de carreiras e cumprimento do orçamento destinado ao TJ. Ricardo Finetti, técnico da Apta (agência estadual que cuida de tecnologia agropecuária), da Alta Sorocabana, relatou as atividades desempenhadas e pleiteou mais recursos para a instituição.

Rosemeire Gonzales, funcionária da Secretaria da Fazenda do Estado, é vice-presidente da Comissão Regional do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e informou a precariedade do Ceama (Centro de Atendimento Médico Ambulatorial) de Presidente Prudente. "As verbas foram reduzidas e o Ceama praticamente não tem condições de atender a região."

Fala dos parlamentares

Mauro Bragato e Ed Thomas representam a região de Presidente Prudente no Legislativo. Para Ed Thomas, as demandas independem de sigla partidária. Thomas lembrou a vocação rural da região e disse que tem a responsabilidade de acompanhar a transformação das demandas em solução.

Tatto ressaltou que a peça orçamentária contém imperfeições. Defendeu em seu discurso os interesses da Apampesp e da Defensoria Pública.

Samuel Moreira reforçou que as audiências são de extrema importância para a oitiva de demandas. O deputado enfatizou que as reivindicações têm que ser propostas de forma regionalizada.

Mauro Bragato finalizou a fala dos parlamentares, ressaltando a importância do debate e lembrando que benfeitorias na área da Saúde na região de Presidente Prudente já foram implementadas. "O que falta aqui é a geração de renda."



Os "pês" da região

Num discurso aparentemente divertido, mas, que retrata uma realidade nada ideal, Cícero Costa, de Pirapozinho, disse que o governo estadual levou para a região quatro "pês": pobreza, presídio, pedágio e plantação de cana, esta que, segundo ele, tem acabado com outras culturas agrícolas e tem propiciado exploração de trabalhadores. Enfatizou ainda a necessidade de mais recursos para o turismo.

Presídio também foi o tema de Valdecir Vieira que afirmou ser "insustentável a situação carcerária da região". Para o secretário de Cultura de Pirapozinho, Carlos Carvalho Neto, quando o governo investir mais na área social os custos com segurança pública poderão ser reduzidos.

Marcos Vinha destacou que o problema carcerário na região é tão forte que a CPI Carcerária da Câmara dos Deputados (Brasília) esteve na câmara local para tratar do assunto.

Luiz Carneiro, do PSDB de Prudente, disse que o atendimento de presos em hospitais juntamente com a população tem causado transtornos.



Presidente Venceslau e região

A cidade da região mais bem representada foi Presidente Venceslau. O prefeito Ângelo Malacrida pontuou como reivindicações: tratamento de esgotos e combate à guerra fiscal, uma vez que houve perda de indústrias para os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O vereador Marcelo Alves lamentou que uma unidade do Cefam, construída com recursos da Educação tenha sido fechada utilizada para abrigar prédio da Segurança Pública. Alves cobrou ações e declarou: "não podemos continuar fingindo que pedimos e que seremos atendidos". Sebastião Herculani, também vereador, solicitou unidade da Fatec e saneamento básico.

Prefeito de Lucélia, João Pedro quer fiscalização rigorosa do trabalho na lavoura de cana, duplicação da SP-294, que liga Adamantina a Panorama e recursos para Santa Casa. Vereadores de Teodoro Sampaio, Antonio Borges sugeriu mais recursos para o Corpo de Bombeiros local e obras na vicinal que liga Teodoro Sampaio ao Parque Estadual do Morro do Diabo, e Cláudio Cousseiro pediu a construção de hospital regional em sua cidade, além de mais atenção com relação a questões da segurança pública. Paulo Bompadre, vereador de Tupi Paulista, pleiteou a implantação do atendimento oncológico no Hospital de Presidente Prudente, para que os moradores não tenham que se dirigir a Jaú para realizar tratamento de câncer.



Participantes de Prudente

O vereador José Sobrinho, de Presidente Prudente, indicou a necessidade da recuperação do Balneário da Amizade, rede de esgoto no Parque Imperial, ações na área de assistência social e programa de preservação de nascentes.

Braz Albertino quer mais investimentos para a agricultura familiar. "Sem recursos, as famílias estão arrendando terras para o cultivo de cana."

O agrônomo Cláudio Miura, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, priorizou verbas para os programas estaduais Melhor Caminho e Microbacias, além de recursos para a Casa de Agricultura.

Luiz Gato destacou a importância da despoluição do rio Tietê, estendendo até a região de Prudente projeto de recuperação já implementado na Capital.

Em defesa do Iamspe, se pronunciou Luiz da Silva Filho, coordenador regional do instituto.

A Comissão de Finanças e Orçamento segue para Araçatuba, onde realiza na câmara local audiência pública a partir das 17 horas.

alesp