Silvana Galeone: um universo envolvido por lirismo, magia e fantasia cromática



Não é difícil compreender a mensagem pictórica de Silvana Galeone, pois o seu modo de pintar revela o desejo de entrar em contato com o observador e a vontade de se exprimir sem mal-entendidos. Sua linguagem é simples e possui musicalidade. Sua temática é tão interessante quanto é o seu estilo.
Preocupando-se de ser autêntica pelo "o que" diz e "como" o diz; ela pertence à categoria de artistas preocupadas com os problemas que afligem o homem, sua solidão, suas angústias, suas alegrias, mas também por uma sondagem mais profunda de maneira que aquelas realidades se tornem mais palpitantes e mais vivas.
Eis que determinadas atmosferas ambientais desejam evidenciar preciosos estados de alma, não voltados ao desespero ou ao pessimismo, mas a uma segura esperança que transparece através da presença de luzes bem evidenciadas. Seu cromatismo é brilhante e contrastado.
Silvana Galeone, tomada de uma profunda fantasia, lança-se numa caça ao traço, deformando imagens e cores sob a pressão de um poder criativo que dá lugar a figurações sempre imprevisíveis . O que é compacto e lógico, isto é, o real, a artista se esforça de detalhar, de esmiuçar.
Diante de seus quadros, a fantasia se move quase tumultuosa e transforma o observador em co-autor de seu mundo, penetrando decisivamente na paisagem ou no ambiente que cria, fala com os personagens e os transfere a tempos longínquos, mas sempre vivos, se como pano de fundo encontra o clima que propõe.
A pintora consegue ser narrativa através também de suas tonalidades que parecem, às vezes, se dirigir a um certo monocromatismo. Seus personagens protagonistas, revocados em ambientes de festas, através de manchas de cores, seguem perfeitamente o ritmo da música. Em suas telas a artista difunde um sentido de jovial entusiasmo por tudo o que é movimento, progresso e dinamismo.
Nas duas obras "Sem Título", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo pela senhora Lívia Bucci, as pinceladas soltas de tons vibrantes e contrastantes não constituem meios estruturais, mas o componente substancial acima de qualquer forma, linha ou desenho, que são o elo da arte com a vida. Quando, aos seus personagens aproxima animais, flores e casarios, a artista pretende homenagear Chagall projetando na contemporaneidade o seu romântico impressionismo.
A artista
Pintora e ceramista Silvana Galeone, nasceu em Grottaglie, província de Taranto, Itália. Vive e trabalha em suas atividades artísticas entre Roma e Taranto. Durante certo tempo ensinou desenho e educação artística. Sua primeira exposição individual foi em inícios dos anos 70, em Roma, na Associação "da Stampa Estera", a seguir no famoso Festival dos Dois Mundos em Spoleto.
Realizou ainda as seguintes mostras: Festival do Vale d`Itria, no Claustro de São Domingos, Martina Franca, "Semana Leopardiana", Forte Napolenico, Portanova, Biblioteca Cívica Virgilio, Mantova.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas: Galeria Comunal, Fermo; Galeria "Spazi Nucri", Spoleto; Galeria Comunal, Terni; Galeria "Le Dimensioni", Roma; Galeria Taros, Taranto; Centro de Arte Internacional, Milão; Galeria Comunal, Maglie; Galeria Comunal, Recanati; Galeria Comunal, Toranto; Galeria de Arte do Castelo Aragonês, Marina Militar; Museu Nacional do Folclore, Roma; Museu Nacional do Mosteiro de Strabaw, Praga (República Tcheca); Columbus Center, Toronto (Canadá); Claustro do Conservatório Musical, Cosenza; Semi-Ipogeo, Sova; Assis Galeria de Arte, Castellamare di Stabbia; Helyos Gallery, Nola; Palácio da Anunciata, Matera; Circulo Nacional, Caserta; Vila Fiorentini, Sorrento, Itália e Spazio Surreale, São Paulo (Brasil).
Possui obras em diversas coleções particulares na Itália, República Tcheca, e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações