Théta C. Miguez: uma artista impulsionada por um sentimento de amor pelo mundo

Emanuel von Lauenstein Massarani
09/10/2003 14:00

Compartilhar:

Obra Curumim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Curumim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artista Théta C. Miguez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/leitera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Théta C. Miguez é uma artista impulsionada por um sentimento de amor para com o mundo. Um sentimento forte e puro, de natureza quase religiosa. Por isso pinta: para falar a si mesma e também aos outros. Gosta de participar com eles do que sente de sua severa, mas feliz, interpretação da vida. E isso da maneira mais clara e direta: através das imagens.

Tudo o que a cerca - a grande árvore, os recantos históricos, a problemática de nossos indígenas - são coisas que possuem uma beleza repleta de fantasia e de mistério, com suas luzes e sombras, e constituem fragmentos do grande e maravilhoso desenho da criação.

Théta C. Miguez encontra tudo de que necessita para se exprimir próximo de sua sensibilidade. Não tem necessidade de procurar longe o que tem perto, do seu lado, a cada momento.

Suas figuras, delineadas pela textura do desenho e da cor, com respiração metafísica, parecem decantadas do peso da realidade para ressurgir numa mensagem de um mundo perdido e poeticamente reencontrado, no aguardo de múltiplas esperanças.

Entretanto, quando a visão se faz etérea, impalpável e transparente, a artista se realiza integralmente na sua dimensão humana e artística, porque pinta os seus sonhos com a universal linguagem da arte, na qual a cor se sintoniza em lírica vibração com a poesia, como na obra Curumim, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A artista

Théta C. Miguez é o pseudônimo artístico da artista plástica e psicóloga clínica - além de advogada, professora e psicopedagoga - Maria Tereza Carletti Miguez, nascida em Igarapava em 1949. Embora autodidata, dedica-se de modo especial ao desenho, à escultura e à fotografia. Interessada em cultura geral, é também escritora, poeta, compositora e musicista.

Utiliza as mais variadas técnicas, como óleo e acrílico sobre tela, além de materiais diversificados, entre os quais areia de quartzo, areia de praia, pó de mármore, cobre, alumínio, cola, resina, e textura.

Participou das seguintes exposições individuais: Espaço Cultural Hall das Artes, "Retrospectiva", Litoral Plaza Shopping; Espaço Cultural Banespa, Praia Grande, SP (1999/2000); Galeria de Arte da Società Italiana de Santos, "Caminhos Percorridos", S. I., Santos; Litoral Plaza Shopping, Praia Grande, SP (2001); Teatro Municipal de Santos, Galeria de Arte Brás Cubas, Centro de Cultura Patrícia Galvão, "Retratos do Apocalipse", Santos (2002); Espaço Cultural Anchieta, "2ª Mostra Retratos do Apocalipse", Paço Municipal de Itanhaém, SP (2003).

A artista apresentou suas obras em diversos países, como Espanha, Argentina, Itália e França, tendo recebido numerosos prêmios e medalhas. Suas obras encontram-se nos seguintes acervos: Museu Nova Friburgo (RJ), Prefeitura Municipal de Itanhaém, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Segurança Pública, Deinter 6, Santos, entre outros.

alesp