Encontro Regional de Fundos Sociais em Dois Córregos


07/10/2003 17:21

Compartilhar:

Maria Lúcia Alckmin,  presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e deputado Pedro Tobias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tobiaslubabas9out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias



O deputado Pedro Tobias (PSDB) esteve nesta terça-feira, 7/10, em Dois Córregos, prestigiando reunião de avaliação do programa "Padaria Artesanal", implantado em 25 cidades da região de Bauru. O evento foi presidido pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin. Além da primeira-dama paulista, também participaram do encontro Renéa Lembo, esposa do vice-governador Cláudio Lembo e dezenas de primeiras-damas dos municípios envolvidos no programa.

Ao chegar em Dois Córregos, Maria Lúcia Alckmin foi recepcionada pelo deputado Pedro Tobias e demais lideranças comunitárias, na Casa de Brinquedos, instalada no município por doação do Fussesp.

Em seguida, todos dirigiram-se ao Parque Balneário para participar do encontro regional que contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

O prefeito de Dois Córregos, José Agostino Salata, saudou a visita da primeira-dama do Estado, e o deputado Pedro Tobias disse que as mulheres são extremamente dedicadas às questões sociais: "A esposa do nosso governador é um exemplo desta sensibilidade e compromisso social, que vem sendo seguido pelas demais companheiras municipais". Apesar das dificuldades financeiras que o Estado de São Paulo atravessa devido às consecutivas quedas na arrecadação, o deputado afirmou que o governador Geraldo Alckmin está dando a necessária prioridade à área social e nela investindo. Finalizou seu discurso com elogios à iniciativa do voluntariado: " As pessoas trabalham com amor e afeto. Este país tem jeito, desde que cada cidadão faça a sua parte", salientou, cobrando uma participação mais efetiva da sociedade civil organizada na resolução dos problemas de cunho social.

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de emprego e renda do Fussesp, o encontro de Dois Córregos também promoveu a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região de Bauru.

Maria Lúcia Alckmin disse que o programa "Padarias Artesanais" leva ética, cidadania e dignidade às pessoas. "Este programa é mais uma ação comunitária que exercita a solidariedade educacional e não apenas assistencialista, possibilitando a arregimentação de agentes multiplicadores, geração de emprego e renda".

A panificação artesanal é a elaboração de "pães" por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os "kits padaria" são compostos por forno de inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio. Ao todo, já foram registrados cerca de seis mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos 3.400 kits.

A primeira-dama do Estado credita o sucesso desse trabalho ao empenho, à participação das primeiras-damas dos municípios e aos vários parceiros do programa, que no mês de agosto completou dois anos de implantação. Os beneficiários são 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 entidades sociais cadastradas na Capital.

Agora, o Fussesp firmou um convênio com o Sebrae para oferecer um curso de Formação de Cooperativas e Microempresas em 13 Regionais do Estado. É uma forma de ensinar a comercializar os "pães" produzidos.

Também estão sendo implantadas as "Padarias Artesanais" em todas as escolas do programa Escola da Família, que permanecem abertas nos finais de semana. Inicialmente o programa vai para 400 escolas. O objetivo é estar presente em aproximadamente seis mil unidades de ensino.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp