Audiência em Bragança reúne mais de 400 pessoas e destaca compensação por área alagada

Audiência Pública em Bragança Paulista
29/08/2005 20:36

Compartilhar:

O prefeito de Bragança, Jesus Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/bragpref.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 14ª audiência pública sobre o orçamento estadual para 2006, na Câmara Municipal de Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/braganmesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lago Taboão em Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lago Taboao3copia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Edmir Chedid, relator do orçamento encerra a reunião em Bragança <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/bragchedid.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao abrir a 14ª audiência pública sobre o orçamento estadual para 2006, na Câmara Municipal de Bragança Paulista, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, José Caldini Crespo (PFL), afirmou que a reunião da região bragantina pode ser considerada a mais representativa da série que a comissão vem promovendo em todo o Estado de São Paulo.

Cerca de 400 pessoas participaram da reunião, na qual fizeram parte da mesa de trabalhos os deputados Sebastião Arcanjo, Mário Reali, Ênio Tatto, todos do PT, Edmir Chedid (PFL), Waldir Agnello (PTB), o presidente da Câmara de Bragança Paulista, Clóvis Garcia, o prefeito de Bragança, Jesus Chedid, e o vice-prefeito de Bragança, Amauri Sodré.

O primeiro bloco contou praticamente com pronunciamentos dos vereadores de Bragança Paulista. O presidente da câmara falou sobre a reforma do Fórum local e sobre a compensação pela área alagada de Bragança Paulista. O vereador João Carvalho solicitou reforma de prédios das escolas estaduais de Água Comprida, Marcos Guimarães e José Guilherme, além da instalação de uma unidade do Poupatempo.

A vereadora Gislene Bueno tratou do incentivo para a criação de um pólo turístico-cultural, com a reforma da estação ferroviária e das locomotivas de Bragança, do Colégio São Luiz, do Teatro Carlos Gomes e do Parque Jardim Público, além da construção de uma usina de lixo.

A também vereadora Fabiana Alessandri enumerou reivindicações em diversas áreas: construção de abatedouro regional em Bragança, pavimentação da estrada Bragança-Morungaba, equipamentos de exames para a Santa Casa e para a área de oncologia na Universidade São Francisco, ampliação do Hospital Bom Jesus, ambulâncias, universidade pública, ginásio de esportes e mais efetivo e viaturas para a Polícia Militar.

O vereador Miguel Lopes quer tratamento da rede de esgoto e a duplicação da SP-8.

Despoluição de rios da região

A despoluição de rios que cortam a região, como o do Peixe, em Socorro, e o Jaguari, em Tuiuti, foi a principal demanda apresentada por Valdir Botolasso e por Paulo Alvarenga, prefeito de Tuiuti. Estes e o vereador Reginaldo Farid, de Morungaba, pediram a pavimentação de estradas rurais, sendo que Bortolasso priorizou a ligação entre Socorro e Monte Alegre do Sul.

O asfaltamento da estrada que vai de Joanópolis a São José dos Campos foi solicitado pelo prefeito de Joanópolis, José Garcia Costa. Ele também apontou o potencial de sua cidade para abastecer de água toda a região, bastando para isso que sejam feitos investimentos por parte da Sabesp.

Vocação turística

O presidente da Câmara de Socorro, Tomás Fratini, justificou o pedido de recapeamento de estradas rurais, afirmando que sua cidade tem alto potencial turístico. Para a mesma área, também pediu uma escola técnica voltada ao turismo regional e outra agrícola.

Carlos Oliveira, cidadão de Bragança Paulista, quer incentivo ao turismo com a inclusão do Festival de Inverno de sua cidade no Calendário Turístico do Estado. Um centro de convenções foi pleiteado para Bragança Paulista pelo vereador Sidnei Guedes.

Pedidos para saúde

O vereador Marcos Testa, de Serra Negra, os cidadãos Sergio Scabola, de Amparo, e Ruberlei Guglielmo, de Pinhalzinho, querem mais recursos para os hospitais de suas cidades. Scabola fez referência ao sanatório Ismael, de seu município, que segundo ele, é o único da região. Guglielmo falou sobre outras demandas como o tratamento de esgoto e a necessidade de lazer para crianças.

"O asilo de idosos de Piracaia também precisa de verbas", apontou o participante Ricardo Pinheiro. Já o presidente da Câmara de Tuiuti, Jair Gonçalves, quer uma UTI móvel na cidade. Ele também pleiteou transporte escolar e viaturas policiais. Ronaldo Teixeira, vereador de Bragança, mencionou também a necessidade de mais viaturas, além da duplicação da SP-8 e da ampliação de escolas estaduais.

Carlos da Costa, vereador de Águas de Lindóia, reivindicou a construção do Fórum local, a mudança nos critérios de repasse do ICMS e a recuperação da ponte que liga sua cidade a Socorro.

Ressarcimento por áreas alagadas

No bloco final de participações, Benedito Gilkis, vereador de Joanópolis, cobrou o ressarcimento financeiro garantido pela Constituição a municípios que tenham áreas alagadas para constituir represas que abastecem os grandes centros urbanos.

O prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Carlos Riginik Jr, quer aporte de recursos para incrementar o turismo religioso na sua cidade.

Os deputados Mário Reali, Sebastião Arcanjo e Waldir Agnello se pronunciaram após a fala do público, que ao final da reunião já chegava a mais de 400 pessoas. Reali explicou o trabalho da Comissão de Finanças e Orçamento e o que lhe compete na elaboração do orçamento. Arcanjo resumiu as demandas regionais, enfatizando o saneamento básico deficitário da região. Agnello reforçou a responsabilidade que a comissão tem ao avaliar as reivindicações e responder aos cidadãos.

Ênio Tatto explicou que as audiências regionalizadas são importantes para mostrar as prioridades de cada região. "Um técnico da Secretaria de Planejamento jamais vai imaginar o que realmente é fundamental para cada cidade do Estado." O vice-presidente da comissão também quer diminuir a reserva orçamentária, que atualmente atinge 5% do valor total de R$ 70 bilhões anuais. "Por que esse dinheiro não pode ser destinado a demandas regionais ao invés de ficar no caixa do Estado?"

Representantes da região

A reunião em Bragança foi encerrada com a participação de dois integrantes da família Chedid. O prefeito da cidade, Jesus, e o relator do orçamento, deputado Edmir.

O prefeito afirmou que todas as sugestões são justas e que jamais houve reunião similar, tão representativa, em sua cidade. Ele cumprimentou a iniciativa, pedindo verbas para a conclusão do Hospital Bom Jesus, instalação de universidade pública, pavimentação asfáltica para estradas de ligação a Vargem e a Morungaba. Defendeu o atendimento aos pedidos feitos por representantes dos outros municípios.

O relator do orçamento, Edmir Chedid, informou que muitas regiões não têm representação na Assembléia. "Como são encaminhados, então, os pedidos dessas localidades?" Questionou Chedid, explicando a importância das audiências presenciais. "Não é preciso que autoridades municipais implorem recursos ao governo do Estado, se eles tiverem suas sugestões ouvidas pela comissão."

Segundo o deputado, a maioria das pessoas demonstrou preocupação com o saneamento básico. "Há 30 anos, a Sabesp toma conta dos serviços de distribuição de água e, apesar de a região ser muito bem servida por represas e rios, falta água tratada em muitos municípios."

O deputado abordou ainda cada item que foi colocado durante toda a audiência pública, na qual mais de 180 formulários foram preenchidos com sugestões populares ao orçamento estadual.

alesp