Documentos testemunham criação do Distrito de Paz de Bernardino de Campos


15/02/2005 17:24

Compartilhar:

Povoado de Bernardino de Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/BERNARDINO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

acervo@al.sp.gov.br

Em atenção a uma representação dirigida ao Legislativo paulista pelos habitantes do então povoado de Bernardino de Campos, na época pertencente ao município de Santa Cruz do Rio Pardo, a Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária da Câmara dos Deputados do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo apresentou o Projeto de Lei nº 32, de 1917, que criava o Distrito de Paz de Bernardino de Campos. Aprovado pelo Poder Legislativo, o Projeto transformou-se na Lei nº 1.570, de 6 de Dezembro de 1917.

Para subsidiar o Projeto de Lei foram examinados pelos Parlamentares Paulistas vários documentos, entre os quais estava a Planta Cadastral que aqui publicamos. Feita pelo engenheiro Lars Swensson, com data de 5 de Setembro de 1916, ela mostra o núcleo urbano da então povoação de Bernardino de Campos, retratando as suas edificações naquele momento. Esta planta estava anexada a um ofício da Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, de 5 de setembro de 1916, que informava que o povoado de Bernardino de Campos possuía 98 prédios e nele habitavam aproximadamente 500 habitantes. Além disso, os vereadores confirmavam a existência de um cemitério e de um prédio adequado para o funcionamento do Juízo de Paz e, depois de fornecerem detalhes sobre as vias de comunicação existentes, manifestavam sua concordância com a criação do Distrito de Paz.

Esta planta faz parte um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

alesp