Ponto de encontro entre o antigo e o moderno, a fantasia e o raciocínio, esta é a escultura de Temis de Paris

As esculturas de Temis de Paris refletem a sua interpretação pessoal da era em que vivemos: uma "era tecnológica", feita de máquinas, de aço e de alumínio, caracterizada pela solidão e pela ansiedade, fria e, às vezes, quase desumana, contudo com momentos de forte romantismo.
Não abandonando a tela, a artista escolheu o metal e, através da fundição, conseguiu plasmar o metal frio e rígido, transformando-o em peças emocionais, ricas de vibrações e carregadas de significados sugestivos.
Sua obra escultórica, entretanto, não é fria, pois o sentimento da artista transparece a cada vez e sempre com clareza. Existe dor ou emoção também no metal quando a chama escava nas superfícies ásperas e corroídas.
Nas recentes obras fundidas aparecem traços cromáticos que destacam as figuras humanas elaboradas. É sempre o ser humano, ou melhor, "a vida" " qualquer que seja " que retorna como tema recorrente em todas as suas obras, ponto de encontro entre o antigo e o moderno, entre a fantasia e o raciocínio.
A contínua pesquisa de formas determina a necessidade de criar cores, também novas na superfície das esculturas. Essas cores são empregadas como complemento de um particular tratamento das superfícies.
Como resíduo mágico não eliminável, existe em suas formas um jogo de sons e de luzes que se traduz em harmonia.
Através da obra Ligações Perigosas, escultura doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Temis de Paris comprova ser uma artista verdadeira, que, testemunha do seu tempo, sente e representa as profundas e contínuas transformações do tempo e da sociedade em que vivemos.
A artista
Temis de Paris nasceu em Caçador, Santa Catarina, em 1947. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1984. Fez cursos de: semiótica, museologia e administração de museus, litogravura e pintura, além de design gráfico e de objetos, de 1985 a 1998. Desde então, se dedica à escultura, pintura, instalações, design de objetos e troféus.
Participou de inúmeras exposições no Brasil e no Exterior, destacando-se entre elas: Galeria Eugênio Villien, São Paulo; e XII Exibição Anual, MEC-Funarte, Rio de Janeiro (1979); XII Espaço Anual "Astrogilda Alves Lippi", São Paulo (1980); Galeria Arte Aplicada, "Degust"Arte", São Paulo (1983 e 1984); Expofair International de Arte Brasileira, Lisboa, Portugal; "4 Escultores", Itaugaleria, Goiania, GO; e YK Designers e Beco da Arte, Rio de Janeiro (1985); Exhibition of Brazilian Contemporary Art, Curtis Hixon Convention Center, Tampa, Estados Unidos (1986); I Bienal Internacional, Anuário Latino Americano de Artes Plásticas, São Paulo (1987); Galeria Bernardo e Bruni, Curitiba, PR (1988); Galeria de Arte André, "Esculturas Contemporâneas", São Paulo; e Galeria Studio A, "Formas & Formas", Recife, PE (1989); Espaço Cultural Yázigi, "Momentos com Kraft", São Paulo (1991); "Ceramic Art II", Centro de Negócios de São Paulo; "10 Escultores na Ecologia", Galeria de Arte André, São Paulo; The Hakone Open-Air Museum, The Fujisankei Biennale, Kanagana-Kan, Japão; Espaço Cultural Yázigi, "Década de 90: O Final do Efêmero", Porto Alegre, RS (1992); Casa Cor, Brasília; e Espaço Cultural Yázigi, "Observatum Est", São Paulo (1993); "Sala Histórica, Artistas Contemporâneos", Projeto Acervo Yázigi, São Paulo (1994); "Europ"Art", Genebra, Suíça; e "Arte da Paz", Fundação Mokiti Okada, Hebraica, Estação Sé do Metrô e Centro Cultural São Paulo (1995); "Voar É com os Pássaros", Galeria Arte Aplicada, São Paulo (1997); "Futebol em Arte", Galeria André, São Paulo (1998); "Tóteme", Caixa Econômica Federal, São Paulo; Museu Brasileiro de Esculturas, São Paulo; e "Mulheres no Terceiro Milênio", Galeria André, São Paulo (2000).
Suas obras encontram-se em inúmeros acervos oficiais e particulares do Brasil, Estados Unidos e na Europa, com destaque para o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e o Museu da Escultura ao Ar Livre, nos jardins do Palácio 9 de Julho.
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