Deputado comenta o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial


22/03/2007 18:45

Compartilhar:

Deputado José Candido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Joao Candido.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Candido (PT) falou no Plenário da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, 21/3, sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Para ele, é difícil comemorar datas que lembram fatos trágicos, mas é necessário alertar para problemas que persistem. A data de 21 de março se refere ao massacre de 69 negros que protestavam pacificamente contra o apartheid " regime de segregação racial que vigorou na África do Sul até 1990 " por forças do exército. O deputado lembrou que o Dia Internacional da Mulher também surgiu depois de uma tragédia.

Candido leu artigo da Declaração das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial: "Discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional, com a finalidade ou efeito de impedir e dificultar o reconhecimento em exercício, em base de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural e qualquer outra área da vida pública". Porém, o racismo continua, de forma velada ou não, contra judeus, árabes e, sobretudo, os negros, afirmou o deputado.

"A comunidade negra não pediu para vir ao Brasil, veio nos navios negreiros. Alguns não conseguiram chegar porque morreram no meio do caminho. Desbravaram este país, mas, com a falsa libertação, em 1888, foram expulsos. Para onde? Para as beiras dos caminhos, sem reparação, para debaixo das pontes", disse o deputado. "E onde está hoje a comunidade negra? Nas periferias, nas favelas, sem acesso ao estudo, à educação, sem ser respeitada a sua personalidade, a sua inteligência, porque não tem oportunidade nem lugar ao sol", completou.

O deputado fez questão de afirmar que se trata de uma luta contínua, e que ele representará a comunidade negra no que for preciso contra a discriminação e pela resgate da auto-estima.

jcandido@al.sp.gov.br

alesp