Águas de São Pedro: estância planejada


06/07/2010 20:00

Compartilhar:

Fonte Almeida Salles <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Fonte_Almeida_Salles_01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Águas de São Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Aguas de Sao Pedro 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Balneário Municpal Octávio Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/balneario municpal octavio moura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Águas de São Pedro é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, com 3,64 km² de área. Na cidade, não existe indústria nem zona rural. Toda a economia está voltada exclusivamente para o turismo. Com clima temperado, ligeiramente quente (28ºC) no verão e ameno (8ºC) no inverno, e suas águas minerais com poderes terapêuticos, é um local indicado para quem se preocupa com a saúde. Bom igualmente para hipertensos e para quem tem pressão baixa, por ter uma altitude ideal, 470 metros.

Uma outra particularidade de Águas de São Pedro é ser a única estância brasileira construída a partir de um projeto com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer. O município de Águas de São Pedro, localizado na Região Central do Estado, surgiu da percepção do potencial de suas águas minerais por Octavio Moura Andrade, que se dedicou a criar uma nova cidade para colocar esse elemento de cura à disposição dos homens.

O descobrimento das águas minerais se deu por volta de 1920, quando o governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desenvolveram pesquisas de petróleo no município de São Pedro. Como não foram encontradas jazidas do "ouro negro", os poços ficaram abandonados e jorrando água, sem que ninguém se ocupasse de seu aproveitamento. Dessa época, permanece a estrutura de uma torre como monumento consagrado ao explorador pioneiro Ângelo Franzim. Em suas terras, em 1934, localizava-se a perfuração que produzia a água hoje conhecida como "Fonte da Juventude".

No local, foi construído um balneário de tábuas, onde brotavam aquelas águas "malcheirosas" que os animais procuravam beber. Em 1935, Octavio Moura Andrade resolveu implantar a estância, a que provisoriamente denominou "Caldas de São Pedro". A primeira providência foi solicitar análises das águas minerais ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Essas análises, iniciadas em 1936, tiveram seus resultados finais publicados no Boletim 26 de outubro de 1940, após quatro anos de repetidas experiências.

Além de se conhecer os componentes químicos, era necessário orientar sobre o uso correto das águas e sobre quais moléstias elas teriam eficácia. Foi contratado João de Aguiar Pupo, então diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP), que estabeleceu com segurança as doenças a serem tratadas por cada uma das três fontes de águas minerais disponíveis e seus métodos de tratamento.



A estância



Comprovados os resultados das primeiras análises sobre a qualidade das águas, foi iniciada a compra das terras necessárias para a implantação da nova estância, já com sua denominação definitiva, Águas de São Pedro. Assim, 1.600 hectares foram adquiridos para a construção de uma nova cidade nas proximidades do local da fonte, hoje conhecida por "Juventude", distante 8 km da já existente São Pedro.

O projeto de urbanização empreendido por Octavio Moura Andrade foi confiado ao engenheiro Jorge de Macedo Vieira, que criou o exemplar de uma "cidade-jardim" no Brasil. Com amplos parques, muita área verde, ruas largas e sem grandes aclives, o projeto foi adequado à realidade topográfica do local escolhido para a implantação da nova estância. Também contratado, o Escritório Técnico Saturnino de Brito, da então Capital Federal, planejou toda a infraestrutura sanitária, compreendendo o saneamento de grotas, lagoas e brejos de águas paradas " focos de mosquitos transmissores de doenças como a malária, dengue e outras " a rede de esgoto, a implantação do canal central e o serviço de abastecimento de água potável, desde sua represa de captação e armazenamento, estação elevatória, linhas de adução, estação de tratamento, reservatório e linhas de distribuição, que ainda hoje continuam a atender à estância.

O planejamento destacou a maioria das quadras como residenciais, poucas como comerciais e uma única área industrial " onde se localizava o engarrafamento das águas Gioconda e Almeida Salles, e a industrialização de refrigerantes produzidos com essas águas: a Laranjada de São Pedro, o Guaraná São Pedro, a Brasicola, a Água Tônica e a Soda Limonada, hoje prédio do "Shopping Center" " além das áreas destinadas a parques e florestas, que correspondem a mais de 60% da área loteada. Como na época ainda não existia legislação prevendo obras, Octavio Moura Andrade instituiu, através de servidões que gravam os lotes, as características das edificações a serem feitas na nova estância, tais como recuos e outras posturas, que serviram de base para a legislação criada a posteriori.

O município de Águas de São Pedro foi criado em 1948, a partir de proposta do então deputado estadual Auro Soares de Moura Andrade, filho de Antonio Joaquim de Moura Andrade. Águas de São Pedro nasceu com suas características definidas e salubridade garantida por um projeto que assegurou a seus futuros moradores qualidade de vida disponível pela tecnologia da época e que continua atual.

O parque florestal ao redor do Grande Hotel, hoje denominado "Parque Dr. Octavio Moura Andrade", com quase um milhão de metros quadrados, foi inteiramente reflorestado com o plantio de milhares de árvores de essências, como pau-brasil, ipês, palmeiras, sibipirunas, flamboyants, acássias, tipuanas, além de eucaliptos. Para criar um micro-clima mais saudável, uma vez que a região era formada por antigas fazendas de café abandonadas em consequência da crise de 1.929 e do depauperamento do solo coberto na época apenas por capim "barba de bode", foram plantados em parte do parque e em outras áreas da projetada estância milhares de pés de eucaliptos, cujas emanações propiciavam um ar mais puro aos hóspedes.



Festas tradicionais



A cidade realiza várias festas e eventos tradicionais. Em janeiro, a festa Country promove desfile de montarias com premiação, casais com roupas típicas e apresentações de dança.

Todos os anos, no Carnaval, as plataformas de eventos e as treliças são decoradas acompanhando o tema do samba enredo da Escola de Samba Império das Águas, deixando a cidade com um clima de festa muito agradável. Seguindo uma tradição, ocorre o desfile dos blocos dos hotéis e clubes locais, com alas de fantasias e carros alegóricos ricamente decorados. Após os desfiles, acontecem apresentações de Axé Music no gramado do Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade.

A Feira Mística, em abril, é um evento muito aguardado. O Espaço Cultural Estelinha Epstein e o gramado da Central de Informações Turísticas são decorados com tendas, tocheiros, tecidos coloridos, bonecos temáticos, painéis etc, colocando a cidade toda em um clima místico, que envolve turistas e munícipes. São feitas leituras de oráculos, numerologia, aromaterapia e aplicação de Reiki e Johrei, além de feira de artesanato místico, shows e apresentações de danças.

Também a Feira do Verde realiza exposições e venda de flores e outros produtos. Shows musicais, danças, apresentação de corais e bandas, além do desfile das escolas locais em carros alegóricos decorados com o tema da feira.

Em agosto, no Espaço Cultural Estelinha Epstein, é festejada a Semana do Folclore, com a participação especial dos alunos das escolas locais e de grupos de danças e músicas típicas, representando as tradições do país, além de barracas com comidas representando todas as regiões brasileiras e sessões de cinema ao ar livre que resgatam a Cultura Brasileira.

O Encontro de Pick-ups e Carros Antigos, em outubro, já se tornou uma tradição no Gramado do Parque Municipal, com a participação de colecionadores de todo o país, que expõem seus veículos para que turistas e munícipes possam admirar.

Em novembro, no gramado da Central de Informações Turísticas, acontece a festa das Nações, com shows de músicas e danças tradicionais de diversos países e apresentações temáticas. Também é montada a praça de alimentação com gastronomia típica oferecendo as mais variadas opções de pratos e bebidas tradicionais.



Atrações turísticas



A cidade tem dois parques importantes. O Parque da Águas tem 64.000 m² de jardins, gramados, pistas de cooper, skate e ciclovia. O acesso é feito através de pontes que interligam o canal central da cidade. Já o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade tem área de mais de um milhão de m², com várias espécies de árvores, algumas ameaçadas de extinção. É um bom local para caminhadas, cavalgadas, passeios com trenzinho e charretes. Dentro deste grande parque encontra-se o Grande Hotel São Pedro, o Balneário, o Fontanário e o Monumento das Águas.

O Balneário Municipal dr. Octavio Moura Andrade é uma referência da cidade. Os banhos de espuma e de imersão, saunas secas e a vapor, piscinas junto às saunas, duchas, academia de ginástica, acupuntura, vários tipos de massagem e serviços de beleza são um dos principais pontos do turismo.

As fontes de água da cidade atraem grande número de turistas. No Fontanário, ao lado do Balneário Municipal, as pessoas podem beber as águas medicinais.

Na Fonte da Juventude encontra-se a segunda água do mundo e a primeira das Américas em teor de sais de enxofre. O uso oral ou banhos de imersão são bons para o tratamento de reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação.

A Fonte Almeida Salles, na rua das Tulipas, foi descoberta com a perfuração iniciada em 1920 pelo governo federal, que visava encontrar petróleo, chegando a 329 metros de profundidade em 1921. A vazão média da água foi de 60.000 litros por dia. Sua temperatura na emergência é de 27º C (hiportermal alcalino bicarbonatada). O projeto de transformar o local em ponto turístico é datado de 1933. Já a Fonte Gioconda, na Estrada de Charqueda, tem vazão de 350 mil litros diários, temperatura de 32,3º C (mesotermal). Sua captação se dá a 576,64 metros de profundidade.

Inaugurada em 1988, a Piscina Municipal é parte integrante do complexo esportivo Armando Brandini, que conta também com campo de futebol em tamanho oficial, quadras poliesportivas, infraestrutura como vestiários e lanchonete



Igrejas e espaços de cultura



A Igreja Matriz Imaculada Conceição foi construída em 1978 em estilo moderno, na Praça da Matriz, em forma de cruz e com fonte luminosa. A Capela Nossa Senhora Aparecida, construída em 1940 em estilo suíço, está localizada no ponto mais alto da cidade. Ela é cercada por 12 pinheiros que representam os 12 apóstolos.

A Casa de Santiago tem a imagem de Santiago de Compostela e quiosques que representam os elementos da natureza: ar, água, terra e fogo.

O Espaço Cultura Estelinha Epstein, com seu anfiteatro ao ar livre, foi construído em 2000, em meio a frondosas árvores do Parque Municipal. O local é destinado a apresentações culturais e outros eventos.

O Portal de Entrada da Estância é o primeiro cartão postal da cidade. Ele acolhe de braços abertos aqueles que a visitam. As cascatas valorizam a principal riqueza da cidade: as águas medicinais. Há também com um posto de informações turísticas.

A Torre de Petróleo engenheiro Ângelo Balloni tem uma sonda remanescente do período de exploração do petróleo na região, que ocorreu durante a década de 1920, e é um marco histórico da cidade.



Represas



A Represa do Limoeiro foi construída em 1940. A água do córrego foi escolhida pelo Escritório Técnico Saturnino de Brito, em 1939, por possuir melhor potabilidade e menor carga de elementos químicos para abastecimento da então futura estância. A Represa das Palmeiras foi construída em 1976 para que as pessoas pudessem ter momentos de paz, tranquilidade e lazer.

Na área de manguezal às margens do Rio Araquá, está o Mini Pantanal. Nas encostas gramadas e arborizadas vê-se a lagoa com jacarés, capivaras e aves aquáticas. Do belvedere podem-se avistar diversas espécies de aves como patos do mato, marrecos e gansos.

O parque aquático Thermas Water Park conta com completa infraestrutura de lazer: churrasqueiras, acantonamento, chalés, camping e programações recreativas.



Grande Hotel



Em Águas de São Pedro funciona uma das mais renomadas escolas de hotelaria do Brasil. O Senac assumiu há alguns anos a administração do Grande Hotel São Pedro. Com imponente arquitetura Art Déco, rodeado por jardins e bosques projetados com o glamour da década de 1940, o hotel, além das belíssimas instalações e da estrelada gastronomia, oferece uma infraestrutura completa para lazer ou para quem viaja a trabalho.

O Grande Hotel São Pedro tornou-se referência internacional em qualidade de educação profissionalizante. Com a condição de que o hotel permanecesse como hotel-escola, o governo estadual, em 1986, fez a doação definitiva para o Senac São Paulo do complexo hoteleiro. O Grande Hotel São Pedro abriga, desde então, o Centro Universitário Senac " Campus Águas de São Pedro, que oferece a seus alunos a experiência de vivenciar o dia a dia de um grande hotel.

alesp