Crespo propõe homenagem ao criador do Pró-Vida


02/08/2001 11:15

Compartilhar:


O deputado Caldini Crespo (PFL) quer dar o nome de "Dr. Celso Charuri" à Rodovia SP-91, que vai interligar a Raposo Tavares à Castelinho e cujas obras foram iniciadas nesta quarta-feira, dia 1.º, em solenidade em Sorocaba que contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Celso Charuri, médico cirurgião, psicanalista, cientista e filósofo, nasceu em São Paulo, em junho de 1940, e faleceu aos 41 anos, em dezembro de 1981. Dedicou toda a sua vida ao estudo da mente humana. Como lembrou Crespo na justificativa de seu projeto de lei, o médico, "dotado de inteligência incomum e coração puro, cedo conscientizou-se da situação vigente no mundo: guerras, violências, chacinas, miséria, pobreza e fome", e da necessidade de minimizar ou até eliminar o sofrimento humano.

Celso Charuri nunca concordou com a afirmação de que o homem é fruto do meio. Analisando-a, considerou que o inverso seria mais verdadeiro, ou seja, o meio é fruto do homem. Assim, em seu entendimento, um mundo melhor somente se constrói com homens melhores. Com base nessas convicções, e para preparar esses homens e desenvolver suas capacidades latentes, muitas vezes até desconhecidas, Charuri criou em 1979 o Pró-Vida - Instituto de Promoção de Estudos e Pesquisas, que visa, nas palavras do seu criador, a integração cósmica, fazendo com que o homem amplie sua visão em relação ao seu hábitat, saindo de seu egocentrismo.

Ao longo destes 22 anos de existência, pela Pró-Vida já passaram mais de 150 mil pessoas.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo -- 3886-6864/6867)

alesp