A Importância do Voto é tema de seminário na Assembléia

(com fotos)
09/08/2002 20:25

Compartilhar:

Professora Dina Lima Kinoshita e professor Renaldo Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/DinaRen9ago02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jornalista Audálio Dantas participa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Audalio9ago02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Mais de 200 alunos de cinco escolas públicas estaduais, com idades entre 15 e 17 anos, em sua maioria cursando o terceiro ano do ensino médio, participaram na manhã desta sexta-feira, 9/8, da abertura e da palestra inaugural do seminário A Importância do Voto. O presidente da Assembléia Legislativa abriu o evento falando da responsabilidade que apenas 94 deputados têm sobre a tomada de decisões importantes em todo o Estado. "São 37 milhões de habitantes no Estado de São Paulo, representados por bem poucos, que já decidiram sobre a destinação de mais de R$ 500 bilhões." Ele acredita que "política é muito bom quando é feita em favor do interesse público. Nossa função aqui é preparar as gerações futuras para a prática política. Quanto melhor prepararmos os jovens, melhor será o nosso país". Participaram da mesa na abertura do seminário o presidente do Instituto de Cidadania, Paulo Saab; a diretora de projetos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leila Ianoni; o gerente de marketing da Arno, Mauro Lopes de Almeida; o presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado; o coordenador do Movimento Voto Consciente, Sérgio Praça; e o economista e professor de métodos quantitativos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Renaldo Gonçalves.

Os alunos, que participaram ativamente da palestra com perguntas e comentários, pertencem às escolas da rede pública Cefam de Carapicuíba e Escola Estadual Ernesto Caetano de Souza, também do município de Carapicuíba, e Escola Estadual Alyrio de Figueiredo Brasil, Escola Estadual Salime Mutê e Escola Estadual Jardim Carmela II, estas últimas três do município de Guarulhos.

Comportamento prejudicial

O presidente do Instituto da Cidadania, Paulo Saab, em sua exposição inicial explicou o funcionamento e a composição do Congresso Nacional. Fez críticas ao comportamento prejudicial do brasileiro com relação às coisas nacionais e à classe política. Segundo Saab, precisamos parar com a prática de pensar que tudo o que é brasileiro é ruim. "O brasileiro tem vergonha de assumir valores e circunstâncias nacionais. É preciso construir a nação brasileira, trazendo educação como informação, para fazer prevalecer a vontade da maioria. Problemas existem, mas a resolução somente virá a longo prazo."

Sobre a questão do incentivo à participação dos jovens na política, Saab disse que o Instituto da Cidadania é uma das soluções, pois ele trabalha para dar informações e conjugar os interesses sociais na formação de novos políticos. "Não repudiem a política, afirmou, aprendam e resgatem os erros do passado, participem da democracia para que ela seja aperfeiçoada."

O professor da PUC, Renaldo Gonçalves, fez palestra sobre o tema Democracia e Liberdade - Ideologia, e explicou aos presentes os tipos de regimes existentes no mundo. "A democracia liberal constituinte representa 9% dos regimes, a democracia não-liberal, 50%, e os outros sistemas, 41%", informou . O diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado, falou sobre o funcionamento do sistema político e sobre a estrutura do Estado brasileiro. Ao final das palestras, Maldonado respondeu a perguntas e esclareceu as dúvidas dos estudantes presentes.

Instituto da Cidadania

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, fundado em 1998, é uma entidade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conceito e da prática da cidadania na população e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros através da educação. O Instituto desenvolve projetos educativos, seminários, palestras e premiação de empresas e escolas que realizam algum tipo de ação educativa, debates, encontros, workshops e conferências

Instituto do Legislativo Paulista

Criado pela Resolução 821, de 14 de dezembro de 2001, o Instituto é um órgão vinculado à Mesa Diretora, com sede na Assembléia Legislativa, que tem por finalidade estudar, pesquisar e dar subsídios aos trabalhos parlamentares e ações legislativas na área de políticas públicas, além de buscar a integração da sociedade com o Poder Legislativo e propiciar a capacitação e o aprimoramento profissional de seus servidores e dos agentes do processo político e social.

Parceria

O Instituto do Legislativo Paulista, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Secretaria de Estado da Educação constituíram uma parceria visando a realização do seminário A importância do voto, oferecido gratuitamente aos estudantes da rede pública estadual e direcionado, prioritariamente, ao ensino médio, tendo como enfoque a sensibilização para a importância e responsabilidade do voto como canal legítimo de participação nas políticas públicas e nos destinos da nação, por meio da atuação dos representantes legais.

O plano de aulas abrange temas como liberdade e democracia, abordagem histórica da evolução do Estado e do direito ao voto, Segunda Guerra Mundial, legitimidade da representação e os partidos políticos no país,

iniciativa do Instituto do Legislativo Paulista, Movimento do Voto Consciente. O evento se repetirá para um público de 260 alunos todas as segundas-feiras dos meses de agosto e setembro, no horário das 8 às 13 horas, até o final de setembro.

alesp