Deputado e estudantes plantam árvores no Parque Ecológico do Tietê


08/06/2009 10:38

Compartilhar:

Deputado Caramez em plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CARAMEZESTUDANTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nem mesmo o frio intenso e o tempo nublado foram capazes de impedir o plantio de cem mudas de espécies nativas no Parque Ecológico do Tietê em São Paulo, na manhã da última terça-feira, 1º/5. A iniciativa do deputado João Caramez (PSDB) teve o objetivo de neutralizar a emissão de carbono produzida em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado, e contou com a participação de 80 alunos, entre 9 e 12 anos de idade, das escolas Alcance, de Itapevi, e Carmem Neto dos Santos, de Itaquaquecetuba.

"O plantio dessas árvores não representa apenas a neutralização do carbono emitido no meu gabinete. Essa ação tem o objetivo maior de dar o exemplo para que outras pessoas façam o mesmo", explicou o parlamentar.

"Essa ação em conjunto com os alunos é fundamental para despertar em cada criança o interesse pelo meio ambiente e a consciência de que todos nós somos responsáveis pelo nosso planeta. Cada um destes estudantes terá na memória esta experiência de ter plantado uma árvore, de ter passeado pelo parque e ter recebido na prática aulas de preservação ambiental", completou Rosania Morales Morrone, dirigente de Ensino de Itaquaquecetuba.

As cem mudas plantadas, em parceria com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), serão monitoras pelo Instituto por quatro anos, sendo dois anos de monitoramento feito por botânicos e ambientalistas, em campo, e mais dois anos por satélite, até que a árvore esteja crescida e forte.

A preocupação de Caramez em neutralizar as emissões de carbono em seu gabinete demonstra não apenas uma consciência ambiental, como serve de exemplo para que outros parlamentares e empresários façam o mesmo.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp