ALTV comemora o aniversário de São Paulo com programação especial


19/01/2007 16:52

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/saopaulo_aniversario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário de Andrade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/descobridores2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tom Zé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tom_ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A ALTV vai comemorar os 453 anos da cidade de São Paulo com a exibição de programas que contam a história paulistana nas palavras de diversas personalidades. Os programas trazem imagens novas e antigas da cidade que ilustram depoimentos de figuras importantes da cultura nacional e estrangeira.

Pequenas inserções " de 30 segundos a um minuto de duração " serão exibidas durante todo o dia trazendo depoimentos sobre São Paulo feitos por diversas personalidades de nacionalidades e épocas diferentes. O escritor Mário de Andrade, o antropólogo Claude Lèvi-Strauss, e o brasilianista Richard Morse são alguns dos que têm sua impressões sobre vários aspectos e momentos da vida paulistana narrados com imagens. Ao todo, doze histórias constituem essa série, denominada São Paulo, 453 anos.

Nova programação

A emissora da Assembléia Legislativa, que comemorou dez anos em 2006, colocou no ar em dezembro passado a nova programação.

De acordo com Florestan Fernandes, diretor responsável pelo projeto da nova grade, a nova denominação da emissora " ALTV, em vez de TV Assembléia " é mais curta e aparece visualmente melhor. Os novos programas têm foco no cidadão do Estado de São Paulo, equilibrando o caráter político-partidário com objetivos culturais e educativos.

Personalidades paulistas

O programa RG Paulista vai apresentar a história de grandes personagens do Estado. A vida e a obra de Mário de Andrade, Victor Brecheret, Tomie Otake e Mazzaropi, entre outros que se identificam com São Paulo, vão integrar a programação da ALTV. O Nome da Rua é um programa mais focado na capital paulista, pois vai mostrar durante meia hora a origem de nomes de ruas paulistanas e um pouco de sua história.

Cidades paulistas

Entre as novidades estão também os documentários sobre assuntos de interesse do Estado de São Paulo, que integram a série de programas Todos Paulistas, retratando a história de cidades do Estado. Documentários sobre Santos, Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo, vão mostrar como surgiram esses municípios paulistas, sua expansão e o que representam hoje para São Paulo.

Segundo Florestan, a programação mais regionalizada atua em diversas frentes, inclusive na educação, já que fitas dos programas serão entregues às prefeituras, que poderão oferecer esse material para escolas e órgãos públicos, permitindo que os programas se tornem disponíveis para consulta da população.

Na seqüência da exibição do histórico da cidade, a população vai poder acompanhar um debate ao vivo sobre o município e a região abordados no documentário. "Esse programa contará com a participação de deputados, que vão responder a perguntas formuladas pela população, por e-mail e por telefone. Será um diálogo, ao vivo, entre o Parlamento e a sociedade", explica Florestan.

Atividade legislativa

A cobertura das atividades normais da Assembléia Legislativa continua, com o Painel ao Vivo, inserções com entrevistas e coberturas dos eventos que estejam acontecendo na Assembléia.

Em breve, deverá estar funcionando a TV Educativa de Jundiaí, em UHF, que vai dispor sinal aberto para a ALTV, com transmissão para todo o Estado. Dessa forma, a emissora do Legislativo, agora em TV aberta, não precisará mais dividir horário de transmissão com emissoras de câmaras municipais . A ALTV será transmitida simultaneamente a cabo e por antena. O sinal aberto atingirá toda a Grande São Paulo, Campinas, Jundiaí e suas regiões.

Impressões de São Paulo

Lira Paulistana, 1945

Quando eu morrer quero ficar,

Não contem aos meus inimigos,

Sepultado em minha cidade, saudade.

Meus pés enterrem na rua Aurora

No Paissandu deixem meu sexo,

Na Lopes Chaves a cabeça esqueçam.

No Pário do Colégio afundem

O meu coração paulistado:

Um coração vivo e um defunto bem juntos.

Escondam no Correio o ouvido

Direito, o esquerdo nos Telégrafos,

Quero saber da vida alheia, sereia.

O nariz guardem nos rosais,

A língua no alto do Ipiranga

Para cantar a liberdade. Saudade...

Os olhos lá no Jaraguá

Assistirão ao que há-de vir,

O joelho na Universidade, saudade...

As mãos atirem por aí,

Que desvivam como viveram

As tripas atirem pro Diabo,

Que o espírito será de Deus. Adeus.

Mário de Andrade



Augusta, Angélica e Consolação, 1972

Augusta, graças a Deus,

Graças a Deus,

Entre você e a Angélica

Eu encontrei a Consolação

Que veio olhar por mim

E me deu a mão.

Augusta, que saudade,

Você era vaidosa, que saudade,

E gastava o meu dinheiro, que saudade,

Com roupas importadas e outras bobagens.

Angélica, que maldade,

Você sempre me deu bolo, que maldade,

E até andava com a roupa, que maldade,

Cheirando a consultório medido,

Angélica.

Augusta, graças a Deus...

Quando eu vi

Que o Largo dos Aflitos

Não era bastante largo

Pra caber minha aflição,

Fui morar na estação da Luz,

Porque estava tudo escuro

Dentro do meu coração.

Tom Zé

alesp