Ato consolida Frente Parlamentar pelo Cooperativismo


12/02/2004 21:02

Compartilhar:

Deputado federal Odacir Zonta, representante da Frencoop nacional.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/frencoop3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Arnaldo Jardim preside ato de relançamento da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo (Frencoop)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/francoop1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar pelo Cooperativismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/frencoop2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Por iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (PPS), foi realizado na tarde desta quinta-feira, 12/2, o ato de relançamento da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo (Frencoop). Participaram da cerimônia do secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o presidente da Assembléia, Sidney Beraldo, e o superintendente do Iamspe, Milton Flávio, entre outras autoridades.

O evento foi aberto pelo deputado federal Odacir Zonta (PP/SC), representante do presidente da Frencoop nacional, Moacir Micheletto. Zonta destacou que a frente nacional é composta por 221 parlamentares, praticamente metade das cadeiras do Congresso Nacional. "Trata-se da frente com maior representatividade", informou Zonta, lembrando que o cooperativismo é o caminho para minimizar o capitalismo selvagem, "uma importante oportunidade para superar a falta de empregos, principalmente, nas áreas em que o cooperativismo é atuante".

O deputado Jardim disse que há tratativas para que o tema seja incluído no currículo escolar, em razão de sua relevância. Outra iniciativa diz respeito à regularização do cooperativismo junto à Junta Comercial, pois, segundo Jardim, o movimento já foi usado por pessoas de má fé. "O cooperativismo é o lobby da boa causa e já está tentando conseguir doação de terrenos em comodato para serem utilizados pela causa."

Aliado dos governos

Evaristo Machado Neto, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), declarou que o cooperativismo é o melhor sistema para materialização de renda e o melhor aliado dos governos que objetivam desenvolvimento econômico sustentado. "Cada ramo do empresariado paulista está representado na Ocesp, com mais de 1.500 cooperativas e 2 milhões de cooperados.

Duarte Nogueira afirmou que existem mais de 7.300 cooperativas registradas no país, abrangendo 5 milhões de pessoas e 182 mil empresas, e movimentando 6% da riqueza brasileira. "É preciso criar postos de trabalho, mas não de forma fratricida. Essa é a essência do cooperativismo, uma atividade empreendedora".O secretário representou o governador no evento.

"O desemprego e a concentração de renda são temas que preocupam a todos aqui presentes, em razão dos graves problemas que causa, como o desequilíbrio que permeia a sociedade", disse o presidente Beraldo, destacando que o momento atual exige uma terceira via para sair do capitalismo. "Os países emergentes gastam grande parte de seus recursos para pagar dívidas, dinheiro que poderia ser aplicado em políticas públicas de combate às diferenças sociais."

Para Beraldo o cooperativismo é uma forma de a economia nacional buscar competir com o mercado internacional. "O cooperativismo permite o fortalecimento de idéias para atacar a concentração de renda".

Também estiveram presentes Daniel Figueiredo Felippe, vice-presidente da Ocesp, e Américo Utumi, diretor da Aliança Cooperativa Internacional.

alesp