Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Caren von Igel

Viagens exploratórias de Caren von Igel em paisagens típicas do subconsciente
25/05/2011 10:58

Compartilhar:

"Nimpheas"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ROB_3442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caren Von Igel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/Caren von Igel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre um certo abstracionismo e um semirrealismo, Caren von Igel perde de vista os termos mais concretos das relações entre forma e cor para vagar livremente ao longo de um fio de luz que é a sua fantasia.

Não há dúvida que esta deve manter uma certa ordem e a pintura, necessariamente, regras. A artista está produzindo suas obras enveredando neste caminho onde sua pintura assume força e expressão.

Caren von Igel tem vontade de assumir os segredos mais íntimos do universo que nos circunda e nos envolve. Paralelamente, procura individuar os mecanismos que regulam e governam o funcionamento de um planetário que, pelo menos, na esperança da artista, poderia se revelar idealisticamente próxima ao ser humano.

Certas de suas criações assumem uma atmosfera saturada de ansiedade, onde a dança de um mono-cromatismo provoca uma sensação física oscilante entre sentimentos e interrogações opostas.

A obra "Nimpheas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos revela uma paisagem típica do subconsciente, onde a artista prossegue sua viagem exploratória sob o signo de uma constante especulação da vitalidade da natureza amazônica.



A Artista



Caren von Igel, artista plástica, nasceu em Hamburgo, Alemanha e há 13 anos radicada no Brasil. Publicitária por formação, sempre teve fascinação pela criação em todas as suas vertentes.

Trabalhou em Hamburgo, Frankfurt, Munique, Praga sempre nutrindo grande interesse pelas artes pásticas, tendo iniciado sua trajetória pictórica em 2009 e ascendendo rapidamente no meio artístico, resultado de seu intenso empenho e dedicação, além do entusiasmo incansável. Desde 2010 frequenta cursos de pintura no Atelier Olga Beltrão.

Participou de exposições no "45. Salão de Maio" onde recebeu menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ; Maratona Cutural ACESC, Esporte Clube Pinheiros, SP; Maratona Cultural da ACESC, Clube Monte Líbano, SP(2010); Galeria EntreCores, Jardim Paulistano, SP (2011).

Participará este ano de exposições na Ward Nasse Gallery de New York, USA; Salon des Artistes Independants no Grand Palais em Paris, França; Salon du Caroussel du Louvre em Paris (2011).

Possui obras em coleções particulares em Punta del Este, Uruguay; Buenos Aires, Argentina; Frankfurt, Alemanha; Toulouse, França e no acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp