Representantes das universidades estaduais e do Centro Paula Souza são recebidos por parlamentares


14/06/2005 17:20

Compartilhar:

Reunião de diversos deputados, reitores, coordenador do Fórum das Seis e representantes de funcionários e professores com o presidente da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Reuniaopresseis43.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paralelamente ao encontro que ocorreu no Auditório Franco Montoro e que reuniu alunos, professores e funcionários das três universidades públicas paulistas ( USP, Unicamp e Unesp) e do Centro Paula Souza pela ampliação de verbas para o ensino universitário público, a presidência da Assembléia recebeu os reitores e representantes do Fórum das Seis para ouvir suas reivindicações quanto à LDO estadual.

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, e diversos deputados participaram do encontro com os reitores da Unesp, Marcos Macari, e da Unicamp, José Tadeu Jorge, com o vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, com o coordenador do Fórum das Seis (que reúne entidades dos docentes e funcionários das três universidades) Milton Vieira do Prado Junior, com representantes dos professores e funcionários do Centro Paula Souza e das universidades.

Na pauta do encontro, a elevação das verbas destinadas às universidades paulistas, a criação de um orçamento específico para o Centro Paula Souza e a supressão do artigo 29 do projeto do Executivo. Os representantes do ensino universitário público reiteraram aos parlamentares presentes ao encontro a necessidade da inclusão das solicitações na LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Para Prado Júnior é necessário que o governo destine verbas suficientes para garantir a qualidade do ensino e a manutenção da política de expansão das vagas nas universidades públicas.

Ao final do encontro, que além do deputado Rodrigo Garcia contou com a presença dos deputados Ricardo Tripoli e Roberto Engler do PSDB, Valdomiro Lopes (PSB), Renato Simões (PT), Said Mourad (PFL), Edmir Chedid (PFL), relator da LDO, e José Caldini Crespo, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, além das deputadas Maria Almeida (PFL) e Maria Lúcia Prandi (PT), ficou acertada uma aproximação maior entre o Legislativo paulista, as universidades e o Centro Paula Souza.

Quanto ao debate sobre políticas de inclusão social na universidade pública, o presidente Rodrigo Garcia sugeriu a realização de uma primeira audiência pública no mês de agosto para iniciar o debate sobre o tema, tendo como base minuta de projeto de lei que lhe foi entregue pelos reitores.

Sugestões para o Orçamento

Rodrigo Garcia, ao analisar o encontro, classificou-o como produtivo: "além de tratar das reivindicações específicas abriu a possibilidade de um diálogo permanente que além do aumento de verbas busque a eficiência na gestão e o estabelecimento de parcerias". Rodrigo Garcia destacou a importância das entidades em participar das audiências públicas promovidas pela Comissão de Finanças e Orçamento para discutir a LDO, particularmente a que se realizará no próximo dia 16, quinta-feira, na Assembléia.

Quanto ao Orçamento do Estado, Rodrigo Garcia afirmou que a Comissão de Finanças e Orçamento estará se antecipando ao envio do orçamento pelo governo estadual, previsto para setembro, e irá promover, a partir de agosto, reuniões nas diversas regiões do Estado para recolher sugestões que subsidiem as discussões na Assembléia. "A Mesa Diretora irá apresentar uma proposta denominada Orçamento Cidadão que servirá de instrumento para a participação da sociedade no Orçamento do Estado. Queremos que as cidades tenham representantes e delegados oficiais que venham à Assembléia trazendo as reivindicações das mesmas. Assim teremos um Orçamento mais próximo do que o povo de São Paulo quer", afirmou.

Tanto o reitor da Unesp, Marcos Macari, como o relator da LDO, deputado Edmir Chedid, e o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deputado José Caldini Crespo, classificaram a reunião como produtiva e o início de um relacionamento mais estreito entre o Poder Legislativo e as universidades públicas.

alesp